O consórcio e o financiamento ajudam a comprar bens como imóveis, carros e motos no Brasil. Embora permitam o parcelamento, funcionam de maneira diferente. No consórcio, as pessoas se juntam e pagam cotas mensais. Elas esperam a sorte ou fazem lances para serem contempladas com o bem desejado. Por outro lado, no financiamento, o valor é liberado de uma vez, mas são aplicados juros e taxas a mais. Para escolher entre o consórcio e o financiamento, é bom pensar na pressa de ter o bem. Também lembre de considerar as taxas de juros, a flexibilidade para pagar e a chance de comprar antes do previsto.
Principais pontos para lembrar:
- O consórcio e o financiamento são opções para adquirir bens no Brasil.
- No consórcio, os participantes contribuem com pagamentos regulares e aguardam ser contemplados.
- No financiamento, o dinheiro é disponibilizado de forma imediata com a cobrança de juros e taxas adicionais.
- Fatores como urgência na aquisição, taxas de juros, flexibilidade de pagamento e possibilidade de antecipação devem ser considerados ao escolher entre consórcio e financiamento.
Qual a diferença entre Consórcio e Financiamento?
Consórcio e financiamento diferem muito em como se consegue o dinheiro e as regras para pagar. No financiamento, você pega emprestado o valor total do bem de uma vez. Então, paga mensalmente o valor com juros. No consórcio, um grupo de pessoas se reúne e faz pagamentos mensais. A cada mês, uma pessoa é sorteada ou oferece um lance e recebe a carta de crédito para comprar o bem.
Um diferencial é que em financiamentos é preciso dar uma entrada. Já no consórcio amigo, essa entrada não é necessária. Isso ajuda quem não tem dinheiro inicial para investir.
O consórcio permite um esquema de aquisição coletiva, enquanto no financiamento o dinheiro é liberado de uma vez. Porém, o comprador tem a obrigação de pagar juros e taxas extras.
Consórcio | Financiamento |
---|---|
Participação em grupos e pagamentos regulares | Empréstimo imediato |
Contemplação por sorteio ou lance | Pagamento de parcelas mensais acrescidas de juros |
Não exige valor de entrada | Exige valor de entrada |
Então, ao escolher entre um consórcio e um financiamento, é preciso pensar em suas necessidades. Considere quanto tempo você pode esperar e valores das taxas. Refletir sobre esses pontos ajuda a fazer a escolha certa para você.
Leia também:
- Como funciona o consórcio?
- Quais são as vantagens do financiamento?
Quais os documentos necessários para financiamento e consórcio?
Quando você quer um financiamento ou entrar em um consórcio, precisa ter todos os documentos prontos. Cada lugar pode pedir coisas diferentes, mas há uma lista padrão para os dois procedimentos.
Documentos necessários para financiamento:
Se vai pedir um financiamento, tenha esses documentos em mãos:
- Seu documento de identificação, pode ser RG ou CNH;
- CPF;
- Algo que prove sua renda, como contracheques, declaração de imposto ou extratos do banco;
- Um comprovante de onde você mora, por exemplo, contas de água, luz, telefone, ou o contrato de aluguel;
- Certidão de estado civil, se necessário. Pode ser de casamento ou divórcio;
- Documentos do que você quer comprar, como um contrato de venda, nota fiscal ou qualquer coisa que mostre que o bem é seu.
Documentos necessários para consórcio:
Os consórcios pedem quase as mesmas coisas dos financiamentos. Mas cada empresa pode ter uma exigência diferente. Antes de tudo, cheque com eles o que é preciso.
E junte todos os papéis antes, para não atrasar nada. Isso vale tanto para financiamentos quanto para consórcios.
Imagem ilustrativa: documentos necessários para financiamento e consórcio.
Qual a importância do score de crédito para consórcio e financiamento?
O score de crédito é crucial ao buscar consórcio ou financiamento. Ele mostra o quão bem você paga suas contas. Ter um bom score ajuda muito quem quer essas opções.
A vantagem de um alto score é pegar taxas de juros menores. Isso deixa o financiamento ou consórcio mais barato. Também aumenta suas chances de conseguir o crédito mais facilmente.
Para melhorar seu score, algumas práticas são importantes. Pague suas contas em dia e evite dívidas. Tente sempre usar menos crédito do que você tem. Abra novas linhas de crédito com cuidado, não em muita quantidade.
Lembre-se, melhorar seu score leva tempo. Mas com boas práticas financeiras, você vai longe.