Qual é a importância da motivação no ambiente de trabalho?

A motivação no ambiente de trabalho pode ser categorizada como a disposição, determinação e comprometimento de um funcionário em trabalhar em uma empresa. 

Nesse caso, alta motivação é sinônimo de comprometimento e interesse em manter o emprego.

Quando um profissional se sente motivado, é altamente produtivo, tende a atingir todos os seus objetivos organizacionais e consegue alcançar resultados que superam as expectativas. 

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Isso acontece tanto como resultado da gestão de pessoas, gestão de desempenho e influência do comportamento interno.

Os pilares da motivação dependem do equilíbrio entre os atributos humanos, o ambiente interno, a vida pessoal e o papel do líder. 

Além disso, esse sentimento é o que impulsiona as ações de todos os profissionais.

Motivação no trabalho é muito importante

Ter uma equipe motivada é uma das maiores chaves para o sucesso de uma empresa. 

Finalmente, as empresas querem destacar seus funcionários. 

Portanto, não apenas porque eles precisam entregar resultados, sabendo disso, eles entregarão resultados porque estão envolvidos em seu trabalho e no ambiente ao seu redor.

Na verdade, essa atitude pode afetar o engajamento no alcance de metas.

Uma pessoa motivada vai superar as expectativas, afinal tem uma vontade maior de manter o emprego, como já foi dito.

Aqui estão alguns dos “sintomas” mais comuns para profissionais motivados:

Eles permanecem focados em suas tarefas, possuem um alto nível de saúde e bem-estar, possuem baixo absenteísmo, possuem alto desempenho, contribuem para a atmosfera e boa reputação da organização, possuem bom relacionamento com os companheiros, têm noção de como gerenciar o tempo e ser mais produtivo.

Identificando colaboradores não motivados

Saber se seus funcionários estão insatisfeitos com seus empregos pode parecer difícil, mas existem formas de identificar possíveis problemas e quais profissionais precisam mais da atenção do seu gestor.

Se você costuma se sentir deprimido, é provável que isso afete seus companheiros de equipe.

A diminuição da produtividade ou a falta de consistência podem ser um dos maiores sinais de baixa motivação no trabalho. No entanto, é necessário descobrir se coisas externas aconteceram com o funcionário e se há problemas pessoais.

Às vezes, a negatividade pode causar problemas e afetar o relacionamento do profissional com o restante da equipe, seja por atritos ou alguma outra atitude desagradável.

Outro sintoma muito comum é o aumento da ansiedade e do estresse. Funcionários desmotivados tendem a sentir mais irritabilidade, dores de cabeça e até mesmo sintomas graves de saúde.

Ausência é um termo usado para absenteísmo ou quando um funcionário tem muitos atrasos, pausas e ausências. 

Quando esses fatores ocorrem simultaneamente e com frequência, pode ser um sintoma importante de falta de motivação no trabalho.

Afinal, esse profissional se sente relutante e não costuma se esforçar tanto em sua função e não será produtivo no seu dia a dia por muito tempo.

As principais causas da falta de motivação no trabalho

É muito importante saber identificar quais colaboradores estão desmotivados e entender os principais motivos desse incidente.

A falta de reconhecimento, agradecimento, elogio ou mesmo que você perceba o desenvolvimento do funcionário pode prejudicar seriamente a motivação do funcionário.

Alguns exemplos de reconhecimento são: elogiar a excelente entrega do trabalho, ou a conquista e cumprimento de metas. 

Por fim, quando um funcionário não recebe nenhum feedback positivo, ele perde a motivação para continuar entregando os melhores resultados.

Quando os funcionários têm muito trabalho e pagam pouco, certamente não terão muita motivação. Aliás, essa é considerada uma das maiores causas de negatividade e insatisfação no ambiente de trabalho.

Por isso, esteja sempre atento ao que o mercado oferece aos seus colaboradores, crie planos de cargos e remuneração, bônus por metas e resultados, ofereça benefícios, e não esqueça de aplicar o pagamento emocional junto com o retorno financeiro.

Outra negatividade recorrente é a falta de perspectivas de crescimento dentro da empresa.

Por exemplo, não há plano de carreira na empresa e não há possibilidade de promoção para profissionais que se esforçam muito para atender a demanda.

Tratar os colaboradores de forma desigual, seja por salário, gênero, raça, favoritismo ou qualquer outro fator, não só leva à falta de motivação, como também gera alguns problemas na equipe.

Como aumentar a motivação no trabalho

É importante notar que a melhora nos resultados é, na verdade, secundária. Mas para que isso aconteça, é importante reunir informações e dados sobre pessoas e processos. 

É impossível motivar as pessoas sem entender suas reais necessidades.

Então, pesquise seus concorrentes e clientes para se posicionar no mercado, pois assim você terá informações privilegiadas relevantes para desenvolver uma estratégia de melhoria contínua da sua empresa.

Obter feedback sobre um tópico é importante porque formaliza o evento sobre o qual ambas as partes devem falar. Como resultado, processos de feedback contínuo são cada vez mais comuns e necessários nas organizações.

Sendo essas algumas dicas para o aumento da motivação no trabalho, é necessário colocá-las em prática.

No entanto, formalizar a prática é inútil se as pessoas não puderem ouvir efetivamente o que as pessoas têm a dizer. Para isso, as objeções devem ser eliminadas. Isso não pode acontecer apenas em reuniões formais.