Concursos públicos são difíceis, e quem já prestou algum sabe disso. Mesmo que seja para um cargo simples, as provas sempre são desafiadoras, porque existem muitas pessoas interessadas nas vagas.
E não é para menos, alguns cargos podem pagar muito bem, e praticamente mudar a vida de uma pessoa. Quanto maior a remuneração, mais difícil a prova vai ser, e com certeza mais concorridas.
Por conta disso, existem pessoas que se preparam muito bem para conseguir passar, pessoas que fazem cursinhos que podem durar às vezes até mais de um ano, só para ter a certeza de que vão chegar prontos para o exame.
E se você acha que isso é difícil e trabalhoso, é porque você não sabe como é o processo de quem quer seguir carreira militar. Isso porque as provas para adentrar na carreira militar são extremamente difíceis, seja ela para qual escola militar for Existe a aptidão psicológica e também física, que são essenciais para conseguir entrar.
E é exatamente por isso que um curso preparatório militar precisa ser muito intenso, bem mais do que um cursinho normal, porque a pessoa vai ter que passar por muito mais para conseguir chegar até o seu objetivo final.
Mas será que você sabe tudo sobre uma prova militar? Será que você sabe quantas questões caem, sobre o que são e o que mais uma pessoa tem que fazer para entrar? Hoje vamos falar sobre esse assunto e tirar todas essas dúvidas.
Quantas questões tem na prova?
A primeira coisa que precisamos saber é que existem vários tipos de escolas militares, e que cada uma delas vai atuar com as suas próprias questões. Então o número exato vai variar de uma para a outra.
Por exemplo, se estivermos falando da prova do colégio militar, são 30 questões no total. A prova tem 3 horas de duração, sendo 15 perguntas sobre matemática e outras 15 sobre a língua portuguesa.
Quem passar na prova precisa depois fazer um exame médico e odontológico, e se passar nesse também ele só precisa confirmar seus dados, e então ingressar no colégio. Lembrando ainda que o colégio militar é a partir do primeiro colegial.
Mas outras provas podem ter mais perguntas ainda, como por exemplo a prova da ESA, que pode ter 50 questões, sendo todas objetivas, mostrando que nessa por exemplo, o nível já é mais difícil.
Podemos falar também da IME, uma outra prova militar que é extremamente concorrida e difícil, e que possui no total 40 questões. Dentre elas, 15 são de matemática, 15 são de física e 15 são de química, todas objetivas.
E por fim, temos que falar da EsPCEx, que é de longe a prova mais complexa, ao menos no que diz respeito a parte intelectual. Temos que lembrar que essa é a escola de especializações, então naturalmente a parte intelectual vai ser a mais complexa.
Essa prova é dividida em duas fases, sendo que na primeira você tem que resolver 20 questões de português, 12 de física e 12 de química, além de ter que fazer uma redação.
Já na segunda fase, são 20 questões de matemática, 12 de geografia, 12 de história e 12 de inglês, quase como se fosse uma versão militar do Enem, por ter conhecimentos de várias áreas diferentes.
Provas físicas e psicológicas
Temos que lembrar que a prova intelectual não é a única que uma pessoa que quer ingressar na carreira militar deve fazer. Como estamos falando de uma carreira militar, vão existir provas físicas também, onde a pessoa deve completar uma série de exercícios que são pré-estabelecidos.
Existe um número gigantesco de pessoas que até passam na intelectual, mas acabaram barrados na parte física. Por isso o recomendado é que essas pessoas estejam com o físico em dia, e cuidado dele tanto quanto cuidam da mente para a prova.
Importante salientar também que não existe uma prova considerada mais difícil que a outra, o consenso é que a pessoa que vai fazer vai sentir mais dificuldade com aquilo que ela está menos habituada, seja a parte física ou intelectual.
E por fim, existe ainda um terceiro teste pelo qual uma pessoa que quer uma carreira militar tem que passar, e que é de suma importância para que ela trabalhe direito, que é o exame psicológico.
O candidato é submetido a algumas perguntas na presença de um psicólogo, para ter certeza de que ele não só vai estar preparado para lidar com a pressão que é uma carreira militar, mas que ele também está com as faculdades mentais em dia.
Em resumo, ingressar na carreira militar não é moleza como deixamos claro pelo número de questões na prova, mas para muitos, para ter acesso a um salário com benefícios e ainda poder servir o país, vale o sacrifício.