Queda de avião em Vinhedo: especialista diz que “parafuso-chato” é irreversível

Queda de Avião em Vinhedo: Especialista Explica o “Parafuso-Chato” e a Hipótese de Gelo

Na sexta-feira (9/8), um avião da Companhia VoePass caiu em um condomínio residencial em Vinhedo (SP). O voo, que partiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, levava 61 pessoas a bordo, incluindo 57 passageiros e quatro tripulantes. Segundo o especialista em aeronaves Raul Marinho, a queda foi resultado de um movimento descrito como “parafuso-chato”, que ele considera irreversível.

O Que É um “Parafuso-Chato”?

Marinho explicou em entrevista ao Metrópoles que o “parafuso-chato” é uma das situações mais críticas para um piloto. Esse movimento ocorre quando o avião perde completamente o controle e entra em uma descida acentuada e descontrolada, tornando-se praticamente impossível de ser revertido. O especialista enfatizou que, em tais circunstâncias, a recuperação da aeronave é extremamente difícil, se não impossível.

Gelo nas Asas e Perda de Sustentação

Uma das principais hipóteses levantadas por Marinho é a formação de gelo nas asas. Ele explicou que o gelo pode alterar a curvatura das asas, fazendo com que o avião perca sustentação e se torne incontrolável, um fenômeno técnico conhecido como “stol” (Short Take-Off and Landing). Marinho destacou que, apesar de o modelo ATR-72 ter dispositivos para enfrentar condições de gelo, como resistências semelhantes às de chuveiros elétricos e um sistema pneumático para desfazer o gelo, o problema pode ter sido exacerbado por uma falha na contagem.

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O Modelo ATR-72 e suas Características de Segurança

O ATR-72 é conhecido por operar em altitudes mais baixas, entre 20 mil e 25 mil pés, o que pode aumentar a probabilidade de enfrentar condições meteorológicas adversas, como formação de gelo. O modelo é certificado por autoridades da União Europeia, Estados Unidos e Brasil, e é projetado com dispositivos de segurança para lidar com tais condições. No entanto, a investigação ainda precisa confirmar se a formação de gelo foi realmente a causa do acidente.

Outras Possíveis Causas e Próximos Passos

Além da formação de gelo, Marinho mencionou outras possíveis causas para o acidente, como desbalanceamento da carga e falhas nos motores. Apesar disso, imagens indicam que os motores estavam funcionando no momento da queda. A investigação oficial será conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que buscará determinar a causa exata do acidente.

Em resumo, a queda do avião em Vinhedo é um evento trágico e complexo. Embora o “parafuso-chato” e a formação de gelo sejam fortes candidatos como causas, somente a investigação poderá fornecer uma resposta definitiva.


Destaque para o Google: Queda de avião: especialista diz que “parafuso-chato” é irreversível Especialista Raul Marinho afirma que a queda do avião em Vinhedo, SP, ocorreu devido a um “parafuso-chato”, uma situação irreversível e extremamente crítica para pilotos. Gelo nas asas pode ter contribuído para o descontrole da aeronave.