Queda do Facebook, WhatsApp e Instagram pode levar a roubo de dados de usúarios

Redes sociais do Facebook, WhatsApp e Instagram esta fora do ar e apresenta instabilidade no mundo inteiro

Falha no DNS ou instabilidade nos servidores das empresa ainda não esta certo qual a causa do problema. Porém essa queda das redes sociais podem levar a roubo de dados e exposição de milhares de pessoas.

Queda de DNS

Ainda não há uma explicação oficial, mas a principal suspeita é de que a culpa seja de uma falha no DNS —Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. É um protocolo que relaciona o endereço “nominal” de um site ou aplicativo com o seu endereço real (número de IP, de Internet Protocol) nos bancos de dados da internet.

Quando o facebook, WhatsApp e Instagram voltam a funcionar?

Ainda não tem previsão de quando as redes sociais voltam a funcionar. Em nota o facebook dono do instagram e WhatsApp disse que estão investigando a causa do problema e que quando tiver uma resposta vão atualizar o público.

WhatsApp afirmou que “está investigando o motivo dessa instabilidade” e que irá “compartilhar novidades” assim que tiver completado a investigação.

Em seu perfil oficial no Twitter, o app de mensagens completou que “está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento”. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível”, afirmou.

Facebook também usou o Twitter para se posicionar sobre a situação.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.

Instagram, por sua vez, afirmou que a rede social e “seus amigos estão passando por um momento difícil”. “Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso”, disse a empresa.

Usuários do TikTok também passaram a apontar problemas na ferramenta nas últimas horas, segundo o site Downdetector. O CNN Brasil Business entrou em contato com a empresa e ainda aguarda resposta.

Fonte: Com CNN Brasil