Com dobradinha da Ferrari, Leclerc vence GP do Bahrein de F1

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, completou o pódio em terceiro

Continua após a publicidade..

O piloto monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, venceu neste domingo (20) a primeira corrida da temporada 2022 da Fórmula 1, o Grande Prêmio do Bahrein, com direito a dobradinha da escuderia italiana, com o espanhol Carlos Sainz na segunda posição.

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, completou o pódio em terceiro graças aos abandonos nas últimas voltas dos carros da Red Bull, do holandês Max Verstappen (atual campeão Mundial) e do mexicano Sergio Pérez. O também britânico George Russell, novo contratado da equipe alemã, ficou em quarto.

A Ferrari, que confiava nas mudanças no regulamento da Fórmula 1 para esquecer os anos sem vitórias (a última no GP de Singapura 2019), começa da melhor maneira a temporada 2022 e se coloca definitivamente como candidata ao título em 2022.

Continua após a publicidade..

A equipe italiana não vence o mundial de pilotos desde 2007, com o finlandês Kimi Raikkonen, e seu último título no campeonato de construtores foi em 2008.

Leclerc, que largou hoje na pole position, conseguiu sua revanche no circuito de Sakhir com Verstappen, que no GP do Bahrein de 2019 tomou a liderança do monegasco nas últimas voltas e o impediu de conquistar então sua primeira vitória na categoria.

Após passar um ano fora da F1, o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, conseguiu um grande resultado e terminou a corrida em quinto.

O finlandês Valteri Bottas, da Alfa Romeo, foi o sexto, seguido pelo francês Esteban Ocon (7º), da Alpine; o japonês Yuki Tsunoda (8º), da AlphaTauri; e espanhol Fernando Alonso (9º), da Alpine.

O estreante Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, primeiro piloto chinês da história da Fórmula 1, fechou a zona de pontuação chegando em 10º.

Quem ganhou a corrida da Fórmula 1 hoje

Quem ganhou a corrida hoje foi Charles Leclerc, da Ferrari, no Circuito Internacional do Bahrein, a primeira etapa da nova temporada da Fórmula 1.

Assim como prometeu, o Grande Prêmio do Bahrein cumpri. A corrida foi emoção do começo ao fim. Assim que se posicionaram, os pilotos deram a largada. Leclerc largou bem e assumiu a primeira posição, enquanto Verstappen ficou em segundo, Sainz e terceiro e Lewis Hamilton assumiu a quarta posição.

O monegasco conseguiu certa vantagem diante do atual campeão Max Verstappen, da Red Bull, abrindo vantagem de até dois segundos e subindo na conta. A primeira punição da temporada também saiu logo na primeira corrida para Esteban Ocon, da Alpine, em 5 segundos por toque em Schumacher logo na largada.

Hamilton seguiu em quarta posição no começo da corrida tentando superar Sainz, diminuindo a diferença no tempo com o espanhol. A McLaren, entretanto, ficou para trás durante toda a prova.

O clímax da corrida aconteceu entre as voltas 19 e 20, com a rivalidade Leclerc e Verstappen aparecendo para a torcida dos apaixonados. O holandês ultrapassou, mas o monegasco novamente retomou a ponta. O campeão mundial tentou por quatro oportunidades, sempre seguindo à risca o regulamento, mas o piloto da Ferrari não deu chances para o adversário.

Assista no vídeo a seguir o momento em que Leclerc e Verstappen disputaram a liderança.

A corrida seguiu com Leclerc tendo vantagem na liderança, segurando o holandês da Red Bull. Entretanto, próximo das 40 voltas, Pierre Gasly, da Alpha Tauri, acabou sofrendo acidente e o Safety Car entrou na pista. Mesmo assim, o piloto da Ferrari

Faltando duas voltas para o fim da corrida, Verstappen apresentou problemas em seu carro e precisou parar no box, enquanto Carlos Sainz aproveitou para ultrapassar o rival, terminando em segundo lugar. Hamilton aproveitou a distância do Perez, da Red Bull, e partiu para o ataque em busca do pódio. Entretanto, Perez acabou rodando na pista e Hamilton assumiu a terceira posição, para entrar no pódio.

Por fim, com as 57 voltas completas, Leclerc venceu a prova do Bahrein, Sainz em segundo e Hamilton em terceiro.

Classificação atualizada

Hamilton e Verstappen continuam disputando a liderança em ponto por ponto nas corridas da temporada da Fórmula 1. Com a reta final se aproximando, é provável que o título será decidido logo na última rodada.

  • 1 Charles Leclerc (Ferrari) – pontos
  • 2 Carlos Sainz (Ferrari) – pontos
  • 3 Checo Perez (Red Bull) –  pontos
  • 4 Lando Norris (McLaren) – 145 pontos
  • 5 Sergio Pérez (Red Bull) – 135 pontos
  • 6 Carlos Sainz (Ferrari) – 116.5 pontos
  • 7 Charles Leclerc (Ferarri) – 116 pontos
  • 8 Daniel Ricciardo (McLaren) – 95 pontos
  • 9 Pierre Gasly (Alpha Tauri) – 74 pontos
  • 10 Fernando Alonso (Alpine) – 58 pontos
  • 11 Esteban Ocon (Alpine) – 46 pontos
  • 12 Sebastian Vettel (Aston Martin) – 35 pontos
  • 13 Lance Stroll (Aston Martin) – 26 pontos
  • 14 Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) – 18 pontos
  • 15 George Russell (Williams) – 16 pontos
  • 16 Nicholas Latifi (Williams) – 7 pontos
  • 17 Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) – 6 pontos
  • 18 Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) – 1 ponto
  • 19 Mick Schumacher (Haas) – 0 ponto
  • 20 Robert Kubica (Alfa Romeo) – 0 ponto
  • 21 Nikita Mazepin (Haas) – 0 ponto

Quando é a próxima corrida da Fórmula 1?

A próxima corrida da Fórmula 1 vai acontecer em 27 de março de 2022, domingo, com o Grande Prêmio da Arábia Saudita no Circuito de Jeddah Corniche, com a segunda etapa da temporada 2022.

A prova tem início na sexta-feira, com os dois treinos livres, seguindo no sábado com o terceiro treino livre e o classificatório para definir o grid de largada e depois, no domingo, a corrida na Arábia Saudita para revelar quem será o grande vencedor da prova.

A transmissão é exclusiva da Rede Bandeirantes, a BAND na TV aberta, ao vivo pela emissora e também online com retransmissão no site, assim como pelo aplicativo. O canal BandSports também exibe os treinos.