Raquel Lyra será a primeira mulher a governar o estado de Pernambuco

Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco neste domingo (30/10). Com 58,87% dos votos válidos, a tucana será a primeira mulher a governar o estado. Marília Arraes (Solidariedade) teve 41,13%. Foram apuradas até o momento 88,24% das urnas.

Marília Arraes terminou o 1º turno à frente, com 23,97% dos votos válidos, ante 20,58% de Raquel. A ex-petista apostou em uma forte vinculação com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) num estado que majoritariamente votou no ex-presidente, enquanto Raquel Lyra se declarou neutra na disputa presidencial após receber apoio de políticos do campo bolsonarista no 2º turno.

Advogada com pós-graduação em Direito Econômico e de empresas, Raquel Lyra tem 43 anos e nasceu no Recife (PE). Foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo Eduardo Campos (PSB) e deputada estadual por dois mandatos.

Continua após a publicidade..

Raquel, que é filha do ex-governador João Lyra Neto, trocou o PSB pelo PSDB em 2016 para se candidatar à Prefeitura de Caruaru, a maior cidade do Agreste pernambucano. Foi eleita e reeleita em 2020.

A eleição de Raquel Lyra ocorre quatro semanas após uma tragédia familiar. Seu marido, o empresário Fernando Lucena, morreu no dia do 1º turno vítima de um mal súbito. Isso fez com que a candidata ficasse reclusa na primeira semana de campanha do 2º turno.

Além de ser a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, a vitória de Raquel Lyra encerra um ciclo de 15 anos de governo do PSB, que esteve à frente do estado por quatro mandatos consecutivos com Eduardo Campos e Paulo Câmara. O postulante do partido nesta eleição, Danilo Cabral, terminou o 1º turno em quarto lugar, com 18,06% dos votos.