Rei Charles III é coroado na abadia de Westminster em Londres

Cerimônia de coroação de Charles III é marcada por ritos inéditos e presença de líderes religiosos

Nesta quinta-feira, dia 6 de maio de 2023, o mundo testemunhou um dos eventos mais esperados do ano: a coroação do Rei Charles III. A cerimônia, que aconteceu na Abadia de Westminster, em Londres, foi marcada por ritos inéditos para a grande maioria dos britânicos e contou com a presença de líderes religiosos, incluindo o cardeal católico Vincent Nichols.

Rei Charles III é coroado em cerimônia na Abadia de Westminster Crédito: CNN

Coroação do Rei Charles III

O Rei Charles III foi oficialmente coroado ao redor do meio-dia (8h da manhã no Brasil) pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby. Embora a cerimônia tenha transcorrido sem maiores incidentes, o religioso teve uma breve dificuldade para pôr a peça na cabeça do monarca, rapidamente superada.

Ritos inéditos para a maioria dos britânicos

Para 86% dos britânicos — percentual da população com menos de 70 anos — estes são ritos inéditos. A última vez que uma cerimônia como a de hoje ocorreu foi há quase 70 anos, em 2 de junho de 1953. A coroação do Rei Charles III, portanto, marca um momento histórico para o Reino Unido e para a monarquia britânica.

Continua após a publicidade..

Presença de líderes religiosos

Depois que a coroa foi posta em Charles, uma série de líderes religiosos — entre eles Vincent Nichols, cardeal católico — ofereceram orações ao rei. A presença é significativa, principalmente porque a fé anglicana foi criada a partir de um racha com a Igreja Católica. A cerimônia, portanto, representou um importante momento de união entre as duas religiões e um gesto de respeito mútuo.

Juramento do príncipe William

Durante a cerimônia de coroação do Rei Charles III, o príncipe William, primeiro na linha de sucessão ao trono, prestou sua homenagem ao pai. Ele se ajoelhou perante ao rei e jurou sua lealdade:

— Eu, William, príncipe de Gales, prometo minha lealdade a você, e fé e verdade lhe darei, como seu suserano de vida e membros. Então me ajude, Deus — afirmou ele.

O príncipe, em seguida, encostou na coroa e deu um beijo no seu pai, em um gesto de respeito e admiração. A coroação do Rei Charles III representa um novo capítulo na história da monarquia britânica e um momento de celebração para o Reino Unido.