Sete são presos por comércio ilegal de pássaros em feira de Bangu

Continua após a publicidade..

Ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e DPMA apreendeu 29 aves

Sete pessoas foram presas em ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente que desbaratou vendas ilegais de pássaros na Rua da Feira, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Entre as aves estavam biquinhos, coleiros, canários-belgas e trinca-ferros. Os passarinhos eram vendidos por até R$ 1 mil.

Os comerciantes foram autuados por comércio ilegal de animais silvestres, com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (12.605, de 1998).

Continua após a publicidade..

“A apreensão de pássaros vendidos ilegalmente é mais uma ação de defesa dura do Meio Ambiente. A população deve ficar atenta à compra de animais em feiras. Esse tipo de crime tem consequências ambientais e impacta o comércio regular de pássaros em lojas licenciadas”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Padilha.

WhatsApp Image 2022 05 04 at 14.34.52 1 Copy

Os comerciantes ilegais das aves podem pegar até um ano de prisão.

O coordenador de Defesa Ambiental da Prefeitura do Rio, coronel José Maurício Padrone, acredita que a redução ou mesmo paralisação de captura de animais silvestres na natureza só ocorrerá quando houver conscientização e não existir mais compradores, incentivando o tráfico.

“Vamos seguir com ações de proteção à nossa fauna”.

Fotos: Divulgação SMAC