Róger Guedes, atacante do Corinthians, chamou atenção após a partida contra o Cruzeiro, na estreia do Campeonato Brasileiro, ao reclamar da rigidez dos árbitros e citar uma palestra que teria recebido no começo do ano. O jogador recebeu cartão amarelo após se aproximar do árbitro Anderson Daronco durante a análise do VAR, quando teve um gol anulado.
Em entrevista após o jogo, Guedes revelou que os jogadores do Corinthians teriam tido uma palestra sobre arbitragem no início do ano e que as coisas não estavam sendo como foram faladas. Ele argumentou que apenas se aproximou do árbitro para conversar e que a rigidez excessiva não condiz com o que foi dito na palestra.
Na nova orientação da CBF, os árbitros devem ter “tolerância zero” com as reclamações dos jogadores durante a análise do VAR. A mesma regra vale para o momento em que o árbitro estiver no momento vendo a jogada no monitor.
O Corinthians venceu a partida por 2 a 1, mas Guedes afirmou que muita coisa faltou na atuação da equipe. A dinâmica do meio-campo foi bastante prejudicada sem a presença de Renato Augusto, que só volta ao time no mês que vem. Além disso, houve problemas logo no início da partida com a saída de Giuliano, mas Matheus Araújo entrou bem e acabou fazendo um gol na etapa final.
O próximo desafio do Corinthians é contra o Argentinos Juniors, pela segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. A partida será realizada na Neo Química Arena, na quarta-feira, às 21h30.
É importante destacar que o uso do VAR ainda gera muita polêmica no futebol brasileiro. Muitos jogadores, técnicos e torcedores acreditam que o sistema não está sendo bem utilizado e que há muitos erros de interpretação por parte dos árbitros. Por outro lado, a CBF defende que o VAR está melhorando a qualidade das decisões arbitrais e que é preciso dar tempo para que os profissionais se adaptem à nova tecnologia.
A discussão sobre a rigidez dos árbitros e a utilização do VAR deve continuar durante toda a temporada, já que a tecnologia será usada em todas as partidas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores. É importante que jogadores, técnicos e árbitros busquem um diálogo construtivo para que o uso do VAR seja aprimorado e que os jogos sejam decididos de forma justa.