Autoridades russas fizeram ameaçaram nesta quinta-feira (13) duras represálias caso Finlândia e Suécia ingressem na Otan. Os dois países afirmaram na quarta-feira (13) que estão analisando pedir entrada na aliança militar.
O Kremlin afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, vai considerar “uma série de medidas” militares. Já o vice-ministro das Relações Exteriores, Alexander Grushko, afirmou que Finlândia e Suécia enfrentarão “as consequências mais indesejadas” caso entrem na Otan.
Também nesta quinta-feira, o ex-presidente russo Dmitry Medvedev, um dos aliados de Putin mais próximos a ele e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse que o “nenhuma pessoa sã” gostaria de ver as consequências e que cidadãos suecos e finlandeses veriam armas nucleares “a um braço de distância” de suas casas.
Rússia promete nova escalada de ataques a Kiev
Quase duas semanas após ter retirado suas tropas de Kiev e concentrado as operações no leste da Ucrânia, a Rússia anunciou nesta sexta-feira (14) a retomada de ataques na capital ucraniana.
O Ministério da Defesa russo afirmou que o número e a frequência de ataques com mísseis a instalações em Kiev “aumentarão”, em resposta ao que a pasta chama de “sabotagem de forças ucranianas em território russo”.
O anúncio acontece um dia depois de um dos maiores e mais famosos navios russos, o Moskva, tenha afundado. Kiev afirma ter atingido a embarcação com ataques a míssil.
Fonte: G1