Informação foi divulgada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), na manhã deste domingo (26).
Salvador tem um total de 26 deslizamentos de terra e outros cinco desabamentos de imóveis registrados neste domingo (26), por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. A informação é da Defesa Civil do município (Codesal), que contabilizou 65 chamados, de acordo com o boletim divulgado nesta manhã.
Até o último boletim do órgão, no sábado (25), 36 solicitações foram feitas. Em 24 horas o número praticamente dobrou. De acordo com a Codesal, a cidade registrou cinco desabamentos e 16 alagamentos de imóveis, um desabamento de muro e outro que caiu parcialmente.
Além disso, foram contabilizados nove ameaças de deslizamento de terra, uma árvore caída, outra árvore ameaçando cair. A Codesal também realizou uma avaliação de imóvel alagado.
Os bairros de Pau da Lima (187,4mm), Mirante de Periperi (181,8mm), Castelo Branco (181mm), Pirajá (178mm) e Sete de Abril – Bosque Real (177,8mm) foram os que registraram acumulados de chuvas nas últimas 72 horas.
A previsão para este domingo é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas até o fim do dia. Em caso de urgência, a população pode entrar em contato com a Codesal de forma gratuita pelo telefone 199.
Na noite de sábado (25), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em duas comunidades nos bairros de Sete de Abril e Castelo Branco. Moradores foram orientados a evacuar as casas, para evitar tragédias em virtude do mau tempo.
Ainda de acordo com o órgão, as chuvas na cidade ultrapassaram o patamar de 150 milímetros de acumulados em 72 h, e seguindo o protocolo de segurança considerado de alerta máximo.
As famílias nessas áreas foram evacuadas para o abrigamento na Escola Municipal Castelo Branco com o auxílio de equipes da Defesa Civil de Salvador, da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Sempre) e da Educação (Smed). No local, recebem assistência necessária até a que a situação seja considera segura para que possam retornar para suas casas.
O sistema é acionado quando o acumulado de chuvas atinge 150mm em 72h, em função do risco de deslizamento de terra e desabamento de imóveis. Inicialmente, é emitido um sinal sonoro e, em seguida, uma mensagem explicando que há risco de deslizamentos na área, alertando aos moradores que se dirijam para locais seguros e pontos de apoios.
Fonte: G1