São Paulo vira no 2º tempo, e vence o Athletico-PR pelo Brasileirão

Tricolor busca vitória no Morumbi e chega aos 18 pontos na competição. Furacão para nos 16

O Athletico Paranaense foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 1, de forma surpreendente, nesta quarta-feira, no Morumbi, e viu o Tricolor colar no G4 do Campeonato Brasileiro. O placar foi aberto por Vitor Roque, em favor do Furacão, mas Gabriel Neves empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Luciano garantiu a vitória do São Paulo com um belo chute no ângulo, após uma jogada que teve início com o goleiro Rafael.

Uma mudança na tabela

Com essa vitória, o São Paulo chegou à quinta posição, somando agora 18 pontos. Por outro lado, o Athletico caiu para o sexto lugar, com 16 pontos. O Botafogo, atual líder do torneio, continua na frente com 24 pontos e enfrentará o Cuiabá, fora de casa, na quinta-feira.

Um primeiro tempo movimentado

No início do jogo, o São Paulo deu espaços na marcação, o que resultou no gol do Athletico aos dez minutos. Vitor Bueno recebeu livre na linha de fundo e cruzou rasteiro, a bola atravessou a área e sobrou para Vitor Roque empurrar para as redes. Aos 14 minutos, Nestor quase empatou com um chute cruzado, mas o goleiro Bento conseguiu salvar. O Tricolor buscou a igualdade aos 18 minutos, após uma tabela entre Calleri e Luciano, e a bola sobrou para Gabriel Neves encher o pé. No entanto, o Furacão continuou dominando o jogo, especialmente explorando os erros defensivos do adversário. Aos 31 minutos, Alan Franco salvou em cima da linha um chute de Cuello, e aos 35 minutos, Vitor Bueno acertou o travessão ao tentar um cruzamento para a área.

Uma virada no segundo tempo

O São Paulo melhorou no segundo tempo com as entradas de Rodriguinho e Alisson, e passou a pressionar o Athletico. A virada aconteceu logo no primeiro minuto, em uma jogada que teve início com o goleiro Rafael. Caio Paulista tocou para Rodriguinho, que encontrou Calleri na área. O centroavante dominou e rolou para Luciano soltar uma bomba e acertar o ângulo esquerdo de Bento. O Athletico tentou reagir e aos 12 minutos, Christian quase empatou com um carrinho na pequena área. Com o São Paulo mais recuado e sem conseguir encaixar os contra-ataques, o Furacão se lançou ao ataque. Aos 32 minutos, Terans levou perigo em um chute que desviou em Alisson. Nos minutos finais, o time paranaense cercou a área, teve mais posse de bola, mas não conseguiu empatar.

Quem será o próximo técnico?

Essa partida foi a primeira do Athletico desde a saída do técnico Paulo Turra, que foi demitido pela diretoria depois que Felipão fechou contrato com o Atlético-MG. O auxiliar Wesley Carvalho dirigiu a equipe e continuará no comando até a contratação de um novo treinador.

Próximos desafios

O São Paulo voltará a jogar no sábado, contra o Cruzeiro, às 21h, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Enquanto isso, o Athletico receberá o Corinthians, também no sábado, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba.