Aos poucos as coisas voltam ao seu devido lugar. Depois de anunciar a retomada dos treinos para o dia 1 de julho, João Doria, governador do Estado de São Paulo, avalia agora a retomada do Campeonato Paulista junto ao Comitê de Contingenciamento do Novo Coronavírus.
Aildo Rodrigues Ferreira, secretário estadual de esportes, apontou uma provável data para retomada do Estadual.
“Os clubes precisam de três, até quatro semanas, para retomar a condição física. Acreditamos que podemos falar em partidas de futebol do Campeonato Paulista para final de julho, início de agosto,” disse.
“O Comitê de Contingência nos informou que precisava desse tempo de maturação porque os dados apresentados pelo Governo do Estado de São Paulo apontam para uma estabilização da pandemia nas próximas semanas. Há uma tendência de que todo o Estado, a partir de julho, esteja na fase laranja. Isso permitirá que todos os clubes possam fazer seus treinamentos dentro do seus próprios centros de treinamento. Hoje, temos algumas regiões ainda em vermelho, tipo Ribeirão Preto, Presidente Prudente. O clube em Ribeirão Preto (Botafogo) não poderia, hoje, treinar em seu próprio centro se fosse autorizado o início dos treinos. É mais prudente, mais razoável, que a partir do dia 1º a gente possa retomar estes treinamentos, começar o Campeonato Paulista muito em breve e oferecer isso para a população,” adicionou.
O Palmeiras jogou sua última partida pelo Paulista em 16 de março. Empatou com a Inter de Limeira em 0 a 0. Quando o futebol voltar, o Verdão terá clássico contra o Corinthians em Itaquera. Depois fecha a participação na primeira fase ao enfrentar o Água Santa.
Testagens para a volta do Campeonato Paulista
Carlos Carvalho, coordenador do Centro de Contingência do Novo Coronavírus em São Paulo, explicou os processos de retomada em relação ao futebol.
“O tema do futebol sempre traz emoções. Ocorreu uma discussão por parte da Federação Paulista com os clubes e os departamentos médicos e com o Comitê de Saúde. Eles apresentaram um aprimoramento do protocolo que incluía uma solicitação, no período de 22 a 30 de junho, de teste PCR e sorológicos, para que as pessoas pudessem ser testadas. Apresentaram também um projeto de individualização dos treinos, principalmente na avaliação dos atletas, porque eles estão há cerca de 90 dias sem preparo físico, e os clubes vão se organizar nesse período para realizar os testes e a avaliação. Iniciar o preparo físico, para no dia 1º de julho, começar o treinamento”.
As testagens já foram iniciadas pelos clubes.
Fonte: Palmeiras Online