No último domingo, dia 15 de abril, ocorreu a estreia do Campeonato Brasileiro 2023, com a partida entre Grêmio e Santos no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Grêmio conseguiu a vitória por 1 a 0, graças ao gol de João Pedro no primeiro tempo, garantindo os primeiros três pontos na competição.
Primeiro tempo movimentado
A partida começou com um primeiro tempo bastante movimentado, com as duas equipes tendo oportunidades de gols. Aos dez minutos de jogo, Cristaldo, do Grêmio, teve a melhor chance de abrir o placar, mas o goleiro João Paulo, do Santos, fez uma bela defesa. Já para o Santos, Marcos Leonardo cabeceou sozinho na pequena área, mas Adriel, goleiro do Grêmio, estava bem posicionado e segurou.
O Grêmio teve mais volume de jogo, mas o Santos melhorou com a entrada de Soteldo, após Lucas Barbosa sair machucado. A pressão gremista fez efeito aos 43 minutos, quando Diogo Barbosa cruzou na área e Eduardo Bauermann afastou. Na sobra, João Paulo apareceu para bater colocado de esquerda e abrir o placar em Caxias do Sul.
Segundo tempo equilibrado e pênalti perdido por Suárez
O segundo tempo começou equilibrado, mas o Grêmio teve a chance de ampliar aos 8 minutos, quando o pênalti de Messias em Cristaldo foi assinalado após revisão no VAR. Luis Suárez foi para a cobrança, mas isolou, perdendo a oportunidade de começar com o pé direito e causando a queda de rendimento do time gremista.
A partir do lance, o time do Grêmio caiu muito e viu o Santos pressionar e ter mais volume. Eduardo Bauermann obrigou Adriel a fazer uma defesaça em cruzamento. Depois, Lucas Lima desperdiçou cobrança de falta. No outro lado, Nathan arrematou de muito perto, enquanto Suárez e Zinho obrigaram João Paulo a trabalhar.
Cenas lamentáveis nas arquibancadas
Infelizmente, o jogo foi marcado também por cenas lamentáveis nas arquibancadas. As torcidas do Grêmio e do Santos entraram em conflito durante o intervalo da partida. Os torcedores do Peixe forçaram o portão e invadiram o espaço destinado aos tricolores no Jaconi. Na sequência, houve correria nas duas partes e a polícia militar gaúcha rapidamente entrou em ação e permaneceu no espaço durante o segundo tempo.
Mandante com punição
O Grêmio mandou a partida para o estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, por uma punição referente à briga de torcedores no jogo contra o Cruzeiro, em 2022, na Série B. O clube gaúcho ainda jogará duas partidas com a Arquibancada Norte fechada.
Classificação após a vitória
Com a vitória sobre o Santos, o Grêmio ocupa a nona posição na tabela do Brasileirão 2023, somando três pontos em sua estreia. Já o Santos termina a primeira rodada na 17ª posição, ainda sem pontos conquistados.
Apesar da vitória, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, não ficou completamente satisfeito com a atuação da equipe. “Tivemos alguns momentos de desatenção e precisamos corrigir isso. Mas o mais importante é que saímos com a vitória e agora vamos trabalhar para evoluir jogo a jogo”, afirmou o treinador em entrevista coletiva após a partida.
A próxima partida do Grêmio no Brasileirão será contra o América-MG, no domingo, dia 23 de abril, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Já o Santos receberá o Fluminense no mesmo dia, na Vila Belmiro.
Além da vitória em campo, o Grêmio também comemorou o retorno de alguns jogadores importantes. O zagueiro Kannemann, que estava com a seleção argentina nas Eliminatórias da Copa do Mundo, entrou em campo no segundo tempo. Já o atacante Douglas Costa, que voltou ao clube após passagem pelo futebol europeu, ainda não está 100% fisicamente e não foi relacionado para a partida.
Ainda é cedo para fazer previsões sobre o desempenho das equipes no Campeonato Brasileiro 2023, mas a vitória na estreia é um bom sinal para o Grêmio, que busca se reerguer após o rebaixamento para a Série B em 2022. Já o Santos, que fez uma campanha irregular na última edição do torneio, terá que trabalhar duro para se recuperar na competição. Ainda há muito campeonato pela frente e muitas emoções pela frente para os torcedores das duas equipes.