O crescimento do comércio online tem se mostrado cada vez mais visível, afinal, foi uma área que passou a receber bastante atenção e possibilidades nos últimos anos.
Certamente, seu impulsionamento se deu graças aos avanços tecnológicos, assim como pelas mudanças em como os usuários preferiam realizar suas compras.
A seguir, vamos explorar as novas tendências e soluções que estão definindo e poderão traçar o futuro do comércio online. Confira!
Comércio social e influência
A integração do comércio social e influência é uma das tendências que mais tem se destacado quando o assunto é comércio online.
Com o crescimento do mundo digital e sua relevância para os negócios, as redes sociais acabaram se tornando as principais plataformas para que empresas consigam alcançar o seu público-alvo online.
Através dos recursos que essas redes oferecem, como é o caso do TikTok e do Instagram, é possível promover produtos e serviços por meio dessas plataformas de uma maneira inovadora, única e que geram retornos positivos com milhares de usuários.
Essa é uma fase que tem sido bastante aproveitada pelas marcas, afinal, é uma boa oportunidade de gerar mais visibilidade e, consequentemente, ter um bom retorno financeiro com o aumento das vendas.
Muito disso é feito através de influenciadores, que são os profissionais responsáveis pela divulgação dessas marcas, principalmente por terem grande influência sobre muitos seguidores.
Trata-se de um processo colaborativo, onde a empresa contratará esse profissional para atrair visibilidade para o negócio e, em troca, o influenciador estará fazendo o seu nome e sua carreira com esses trabalhos.
Realidade aumentada na experiência do cliente
Uma tendência que também tem se destacado e a utilização da realidade aumentada na experiência do cliente
Através da realidade aumentada, é possível oferecer uma experiência de compra mais completa ao usuário, já que eles poderão visualizar seus produtos no próprio ambiente antes mesmo de realizar a compra.
Para a venda de móveis e tintas, por exemplo, é uma maneira de garantir que o produto irá se encaixar no estilo que o cliente deseja.
Já podemos ver grandes marcas realizando esse investimento na realidade aumentada, garantindo uma experiência do usuário mais completa e inovadora.
Além disso, com essa atualização, é possível evitar até mesmo a porcentagem de devoluções do produto, já que ele foi visualizado no ambiente antes da compra.
Personalização com análise de dados
A personalização já era algo comum para o comércio online, só que agora ela passa a ser alimentada pela análise de dados.
Através da coleta de dados que é feita pela marca, tanto do comportamento de seu cliente quanto do histórico de compra e preferências de navegação, é possível chegar a resultados significativos para implementação nos negócios.
Utilizando os algoritmos de aprendizado de máquina, é possível realizar a personalização de acordo com essas informações sobre o cliente e, com isso, oferecer sugestões baseadas no que ele prefere e precisa.
Por exemplo, pode ser oferecido um desconto especial em um produto que ele já estava procurando para comprar, sugerir a compra de produtos que se encaixem em suas preferências, etc.
Certamente, é uma tendência que poderá potencializar os resultados da empresa e ainda contar com clientes muito mais satisfeitos.
Crescimento do comércio móvel
Qual foi a última vez que você comprou algo pela internet? Para isso, você utilizou o seu celular? Muitas compras feitas através do comércio online foram feitas através de um dispositivo móvel, o que faz essencial ter uma estratégia bem pensada para esse público.
Se o seu site não possui a devida otimização para dispositivos móveis, é possível que esteja perdendo dinheiro e a chance de crescer no seu nicho de mercado.
Para realizar essa otimização, uma excelente opção é a VTEX IO. Trata-se de uma plataforma de comércio online que irá oferecer tudo que a sua empresa precisa para ter um site otimizado.
Sustentabilidade no comércio online
A sustentabilidade é um tema em alta em todas as áreas, principalmente por ser um ponto de preocupação e que precisa ser atendido para evitar problemas maiores. No comércio online isso não seria diferente.
Muitas empresas já adotam práticas sustentáveis no seu dia a dia, desde os primeiros passos das operações até a última etapa. Por exemplo, a embalagem que é utilizada para os produtos pode ser atualizada para uma opção mais sustentável.
Além disso, muitos já buscam por produtos que sejam sustentáveis, seguindo a regra do ecologicamente correto. Muitos até mesmo preferem pagar mais por esses produtos, para ter essa opção sustentável e natural.
Com isso, já podemos ver muitas empresas com foco neste nicho de mercado, inovando em suas embalagens, produtos e até mesmo hábitos na própria empresa.
Inovações logísticas para entrega
Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre a tendência da inovação logística para entrega, afinal, é um ponto de grande importância para o comércio online.
As vendas online nem sempre foram vistas como uma boa opção para os consumidores, mas nos últimos anos isso mudou e muito se dá pelo processo de entrega dos produtos.
Hoje em dia, é possível fazer uma compra online e ter o seu produto em mãos no mesmo dia, o que torna muito melhor a experiência para o cliente.
Com uma entrega mais eficiente e de confiança, as chances do usuário preferir a compra online são muito maiores.
Já é realizado testes com veículos autônomos e até mesmo drones, responsáveis por inovar ainda mais nas entregas. Certamente, muito ainda está por vir com tantos avanços e inovações que surgem diariamente.