Como apresentar um plano de Marketing Digital de forma profissional

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Um plano de Marketing Digital é essencial para garantir que todas ações de marketing estejam alinhadas com o propósito da empresa e que os objetivos sejam alcançados. Por isso, essa é considerada como uma das partes principais dentro de um lançamento ou dentro de qualquer estratégia de marketing. 

Dada a importância do plano de marketing, fazer a apresentação de forma profissional pode ser a diferença entre um planejamento de sucesso e um tremendo fracasso. Isso porque, além do plano de marketing ser bem feito, é necessário que a pessoa que vai executá-lo realmente cumpra o que está ali estabelecido. 

Se você não apresentar algo profissional, pode ser que as pessoas envolvidas no projeto comecem a achar que os seus planos de Marketing Digital não darão certo, e com isso deixem de segui-lo.

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A importância do plano de Marketing Digital

O planejamento de Marketing Digital envolve analisar e discriminar as personas, público-alvo e objetivos de uma determinada campanha de Marketing Digital. 

Como o Marketing Digital é algo muito dinâmico, que pode mudar rapidamente, é importante não se fixar em criar planejamentos muito longos e sim em criar um documento que guie as próximas ações, mas que seja fácil de ser atualizado de acordo com os resultados obtidos com as ações prévias. 

Outro fator importante em relação ao plano de Marketing Digital é que você não deve se apegar a ele como algo imutável. É importante segui-lo, mas não se esqueça de que o mercado é dinâmico e ele deve se adaptar ao que o mercado pede. 

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Como fazer um plano de Marketing Digital

Veja a seguir algumas dicas para fazer um plano de Marketing Digital de forma profissional!

Defina os objetivos

Como o plano deve ser algo que permite alterações dinâmicas, não adianta querer planejar os próximos anos. Então, é importante definir metas de curto ou no máximo médio prazo e quais são os objetivos que devem ser cumpridos. 

Um bom exemplo de objetivo é: aumentar em X% as vendas na próxima data comemorativa. 

Pesquise seu público-alvo

Se você já tem um negócio em andamento, é melhor não tentar reinventar a roda. Vamos supor que a próxima data comemorativa é o Dia dos Namorados. O seu público-alvo não é “todo mundo que tem um namorado ou namorada”, mas sim pessoas que já consomem os seus produtos, mas que tenham um relacionamento.

Lógico que prospectar novos clientes é bom, mas ainda assim o perfil desses clientes deve ser semelhante ao perfil daqueles que você já atende. 

Se por exemplo você sempre atendeu pessoas na faixa etária de 35 a 50 anos, não adianta você tentar atingir pessoas de outra faixa etária agora. Isso só vai confundir quem já é o seu público definido e pode ser que você não tenha tempo hábil para conquistar novos clientes nesse momento. 

Estabeleça quais estratégias você vai usar 

Para montar o seu plano de estratégias, é importante lembrar do tempo que você tem disponível até o prazo final do seu plano. 

É de conhecimento geral que estratégias de SEO costumam levar mais tempo para trazer resultados do que estratégias de mídia paga, por exemplo. 

Sendo assim, se você tem apenas um mês para executar suas estratégias, seria uma imprudência tentar incluir estratégias de SEO nesse planejamento. Outra coisa importante a ser determinada na estratégia é em qual frente você vai atuar. 

Se todos os seus clientes costumam usar o Facebook como rede social e você tem apenas um mês para montar uma estratégia de Marketing Digital vencedora, é melhor não tentar colocar o Instagram bem agora, a não ser que a entrada no Instagram faça parte de alguma outra estratégia maior. 

Mas de toda forma, não seria prudente apostar todas as suas fichas em uma rede social que você ainda não tenha público. 

Capacite a sua equipe

Não se esqueça de que você precisa de profissionais bem treinados para atender os clientes antigos e novos que surgirão após o sucesso do seu plano de marketing. Se você não treinar sua equipe aplicando a melhor forma de atender esses clientes, pode ser que todos os seus esforços de marketing acabem por puro descuido. 

Se lá nos seus objetivos você definiu que as suas vendas devem aumentar em 10%, o ideal é que você cheque se a sua equipe é suficiente para atender as demandas desses 10% a mais e se todos estão capacitados para resolver as dúvidas que surgirão com os novos clientes. 

Elabore um cronograma

Se você quer que tudo fique pronto no prazo determinado, é melhor que você tenha um cronograma de ações. 

Muitas vezes, por ser um planejamento a curto prazo, acabamos subestimando o tempo disponível e não percebemos que não vai dar tempo de executar tudo. 

É importante que durante o planejamento você leve em conta não só as tarefas dessa ação de marketing mas também de todas as outras tarefas que a equipe já tem no cronograma. 

Dessa forma você garante que tudo será executado no prazo e com a atenção devida. 

Agora você já sabe tudo o que precisa para apresentar um plano de marketing da forma mais profissional possível, o que aumenta as chances de obter resultados positivos!

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