Como escolher as melhores palavras-chave para o Google Ads?

Para escolher as melhores palavras-chave para o Google Ads, você deve pesquisar o volume de pesquisa, a concorrência, a intenção de pesquisa, e mais importante, que estejam alinhadas com o conteúdo do seu site.

O objetivo do Google Ads é poder divulgar seus anúncios quando os internautas efetuarem suas pesquisas na internet.

Com os anúncios, você tem a possibilidade de alcançar os internautas e propor a eles uma resposta à sua pergunta, uma solução a seu problema.

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Por isso, é essencial se posicionar com base nas melhores palavras-chave, que são aquelas pertinentes em relação à sua atividade e ao que você vende.

Se tudo ainda está parecendo um pouco complicado, continue a leitura desse post e aprenda a como escolher as palavras-chave certas para usar nos seus anúncios no Google Ads!

Como escolher as melhores palavras-chave para o Google Ads?

Em primeiro lugar, saiba que o sucesso de suas campanhas no Google Ads se baseia na escolha de palavras-chave.

Para isso, alguns critérios devem ser levados em conta para escolher as melhores, que são:

Volume de pesquisa

O volume de pesquisa indica quantas pesquisas mensais ocorrem em torno de uma determinada palavra-chave. 

Em geral, quanto maior o volume, maior será a concorrência. 

Por outro lado, se você se posicionar em cima de palavras-chave pouco pesquisadas, como palavras-chave de cauda longa, seus anúncios serão menos visualizados, porém, mais pertinentes em relação a pesquisas específicas.

Além disso, a concorrência será menor, por consequência, você vai obter maiores taxas de cliques e conversões.

Intenção de pesquisa

A intenção de pesquisa do internauta pode te servir de norte para escolher as palavras-chave para seus anúncios.

Isso porque, aumenta a chance de conversão. 

Assim, para uma empresa de computadores, a palavra-chave “notebook gamer barato” é mais interessante que apenas “computador”.

Adequação com o conteúdo do site

Com certeza, é necessário que as palavras-chave sobre as quais você quer se posicionar sejam adequadas com o site, e principalmente, com o conteúdo da landing page.

Respondendo às pesquisas dos internautas com conteúdos adaptados, você vai obter melhores taxas de conversão no seu site.

Para ajudar em todas essas pesquisas, saiba que o Google conta com uma ferramenta, o Keyword Planner, onde você pode ter uma ideia de várias métricas: volume de pesquisa mensal, a concorrência e o custo por clique.

Dicas para usar as melhores palavras-chave no Google Ads

É essencial otimizar suas campanhas no Google Ads, a fim de aproveitar todas as oportunidades e alcançar seus clientes potenciais:

  • Percorra o site da sua empresa, porque é uma verdadeira mina de informações e ideias;
  • Pergunte aos colaboradores da sua empresa quais palavras-chave eles utilizariam para encontrar os produtos/serviços;
  • Analise os sites concorrentes;
  • Defina o perfil do seu cliente ideal e seus hábitos de pesquisa. Preste atenção às perguntas que eles podem fazer, assim como os problemas que desejam resolver;
  • Encontre sinônimos para as suas palavras-chave. Por exemplo, você pode mesclar a palavra-chave “correio mais próximo de mim” com termos como “correios perto de você” e “correio perto da minha casa”;
  • Use variantes ortográficas.

Depois que você definiu seu universo de palavras-chave, é necessário organizar essas palavras em campanhas e grupos de anúncios.

Faça isso de maneira lógica segundo o nível de intenção, a pertinência, o tipo de correspondência, etc.

O que são tipos de correspondência das palavras-chave no Google Ads?

Existem 4 tipos de correspondência para as palavras-chave no Google Ads, e segundo o tipo de correspondência, seus anúncios poderão ser posicionados para os termos de pesquisa totalmente diferentes:

Palavra-chave exata

Você só vai divulgar seu anúncio a partir de uma palavra-chave e suas variantes ortográficas (plural, erro ortográfico).

Expressão de palavra-chave

Isso significa que a pesquisa do internauta pode conter outras palavras antes ou depois de sua palavra-chave.

Palavra-chave modificada

A pesquisa deve conter uma ou mais palavras-chaves (ou variantes próximas), não importa qual ordem.

Palavra-chave longa

Quando você posiciona sobre uma palavra-chave longa, seus anúncios podem aparecer sobre uma palavra-chave, suas variantes, sinônimos…

Conclusão

Quando se trata de como escolher as melhores palavras-chave para o Google Ads, isso pode levar tempo e muito esforço, mas é essencial!

Isso é o que vai fazer você ganhar tempo (e dinheiro) lá na frente!