Como utilizar uma lista de e-mail de empresas?

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A fim de expandir e aumentar as suas vendas, as empresas buscam formas de chamar atenção e fidelizar o maior número de clientes possível.

Pensando nisso, a organização busca investir em ferramentas e métodos eficazes para otimizar processos e manter a competitividade no mercado de trabalho.

Umas das estratégias promovidas pelo setor de marketing de uma empresa é a criação de listas de e-mails, que tem como objetivo qualificar leads para convertê-los em clientes.

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Para que você entenda um pouco mais sobre esse método, neste artigo, vamos descobrir o que é uma lista de e-mail, quais informações devem constar nesse documento e outros detalhes.

Descobrindo o que é uma lista de e-mails

Podemos dizer que a lista de e-mails é baseada em uma lista de endereços eletrônicos que serve como suporte para auxiliar o envio de comunicações. Essa ferramenta visa aumentar e capacitar leads a fim de torná-los futuros clientes da empresa.

O processo de nutrir os leads é feito por meio do encaminhamento de e-mails marketing, que é uma estratégia muito comum e utilizada por profissionais para fazer a divulgação e promover a marca do produto e expor os serviços realizados pela organização.

Além disso, esse método faz com os profissionais da empresa tenham um relacionamento mais próximo do seu público alvo.

Portanto, é a partir da ação de campanhas por e-mail que clientes em potencial ficam sabendo das promoções e novidades da instituição.

E é neste momento que entra a função da lista de e-mail, afinal, não seria nada viável criar promoções e não ter leads para visualizar o material.

Então, é na lista de e-mails que devemos adicionar os e-mails de empresas e profissionais, que estejam interessados no produto ou serviço da empresa.

Informações relevantes de uma lista de e-mail de empresas

Há empresas que preferem não contar com a utilidade da lista de e-mail por achar que a criação desse recurso é muito difícil.

No entanto, a tarefa de elaborar essa lista é muito simples e o primeiro passo é definir o perfil de cliente que a empresa deseja cativar. Esse é um ponto muito importante, pois a empresa deve ter em mente o tipo de público-alvo que as suas campanhas serão destinadas.

Para montar a lista é preciso colher alguns detalhes sobre os clientes como: nome e sobrenome, endereço de e-mail, profissão, empresa, cargo que ocupa, segmento em que atua.

Diante dessas informações, vale a pena destacar que somente com o nome e o endereço de e-mail, já é possível iniciar uma aproximação com o cliente e expor as suas campanhas.

Técnicas para criar uma lista de e-mails

Para criar uma lista de e-mail de empresas funcional que atrairá leads em potencial, vamos citar algumas estratégias.

E-books

Antes de destacar a eficiência desse item no processo de criação de uma lista, é importante entender que o ebook nada mais é do que um livro digital que contém o conteúdo de um determinado assunto.

Com o avanço da tecnologia, os materiais digitais estão se tornando cada vez mais populares devido a praticidade e flexibilidade em utilizado, uma vez que, é possível acessar o conteúdo em diferentes dispositivos, como celulares e computadores.

Uma vantagem desse formato é que o custo para o produzir assim como para quem adquiri-lo é muito baixo, isso porque, ele não tem custos de impressão ou divulgação. Muitas empresas oferecem esse material gratuitamente, a fim de atrair clientes.

Então, basta elaborar um conteúdo bem estruturado e com informações valiosas, depois é só criar uma landing page e disponibilizar o ebook para download.

Checklists

Outra técnica bastante utilizada são os checklists. Estes, por sua vez, são listas didáticas, nas quais são dispostos itens sequenciais para a realização de uma tarefa.

Para entender melhor, imagine que temos que seguir alguns passos para realizar a instalação de um computador, por exemplo. Neste caso o checklist irá conter o passo a passo de como realizar esse procedimento.

Então, o setor de marketing pode elaborar uma lista detalhando uma determinada tarefa e disponibilizá-la em troca do endereço de e-mail do usuário. Essa ação também será bem útil para enriquecer a relação com o cliente. 

Sinopses de artigos

Tendo ciência do público-alvo que deseja atingir, a tática de disponibilizar sinopses de artigos é excelente. Isso porque, o usuário sentirá curiosidade em ter acesso a todo o conteúdo.

A jogada neste caso, é solicitar o endereço de e-mail dele para que a visualização do material por completo possa ser disponibilizada. Aqui, lembramos de que não precisa ter a necessidade de realizar o download do artigo.

É importante ressaltar que o conteúdo dos artigos deve ser elaborado de acordo com o perfil do cliente, a fim de despertar o interesse dele pela leitura. 

Templates

É comum buscarmos modelos de documentos prontos na internet para realizar algum tipo de tarefa como, criar um blog, por exemplo.

Os templates são ótimas ferramentas que nos auxiliam na realização de uma atividade. Então, descubra quais templates são interessantes para o seu público-alvo e elabore um material que agregue valor ao potencial cliente.

O grande desafio é convencê-lo a baixar o documento e em troca fornecer o endereço de e-mail.

Vimos que a lista de e-mails é uma excelente estratégia de marketing. Por essa razão, invista nesta ferramenta e expanda a sua rede de clientes.