Otimização mobile: por que é essencial?

No seu dia a dia, você utiliza mais o seu celular ou outros aparelhos não móveis? O que te acompanha em todos os lugares? Quantas buscas você faz no seu celular? Certamente, o celular se tornou um item indispensável para nós, nos últimos anos.

Hoje, um aparelho celular possibilita realizar todo tipo de ação, desde pesquisas até mesmo pagamentos, compras e muito mais.

Pensando nisso, aumentou a necessidade de haver uma otimização mobile, ou seja, uma otimização para aparelhos móveis. A seguir, vamos entender melhor o que significa essa otimização, sua importância e muito mais.

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A importância de ter um site otimizado para dispositivos móveis

A otimização de sites para dispositivos móveis tem um papel fundamental para o engajamento e bons resultados através do mercado digital, afinal, tivemos uma crescente no uso de celulares nos últimos anos e essa otimização possibilita uma navegação mais rápida e intuitiva.

O que antes era pensado sempre para computadores e notebooks, passou a ser pensado, principalmente, para aparelhos móveis – o que não era feito antes, não havia todas as opções de otimização que temos agora.

A melhoria na navegação, tanto em rapidez quanto em maior interatividade e muito mais, faz com que os usuários não desistam de conferir o site antes mesmo de carregar a página. Ou seja, é importante para o engajamento do site ao navegar através de dispositivos móveis.

Além disso, essa otimização mobile ainda possibilita melhorar a visibilidade através dos mecanismos de busca, o que é fundamental para quem investe em SEO ou em uma plataforma de SEO local. O Google, por exemplo, sempre irá priorizar sites otimizados em suas primeiras colocações (junto de outras características).

O crescimento do uso de dispositivos móveis e a necessidade de adaptação

Como mencionamos brevemente acima, tivemos um crescimento considerável no uso de dispositivos móveis e, com isso, se fez necessário mudar um pouco a forma de entregar sites e demais conteúdos na internet. 

Sem a otimização mobile, por exemplo, se torna desagradável utilizar sites, afinal, ele não está preparado para ser utilizado em um aparelho compacto e completamente diferente de um computador.

Como a otimização mobile afeta a experiência do usuário

Tendo em vista que a otimização mobile possui um papel importante na qualidade de navegação do usuário, podemos dizer que ela afeta essa experiência de muitas formas.

Possibilita uma navegação mais intuitiva, facilitando o uso pelo aparelho móvel, possibilita um layout responsivo para ajuste de tela assim que a página for aberta no aparelho, agilizará o tempo de carregamento e evitará o desinteresse do usuário e muito mais.

As principais práticas de otimização mobile

As práticas de otimização mobile envolvem um site mais responsivo, priorização de conteúdo na organização de página, botões e outros elementos que facilitem a navegação, velocidade de carregamento da página, testes constantes para conferir a navegação e como anda a experiência.

Como escolher o design certo para um site otimizado para dispositivos móveis

O design certo deve ser simples, de preferência, para não sobrecarregar a página e nem cansar o usuário durante a navegação. O tamanho dos elementos presentes na página também influenciam, por isso, é preciso saber escolher os tamanhos das fontes, por exemplo, de imagens, assim como a quantidade de conteúdo que haverá em cada página do site.

A importância de velocidade e desempenho na otimização mobile

Outro ponto importante que devemos destacar é a velocidade e desempenho na otimização mobile, afinal, estamos vivendo em um mundo cada vez mais acelerado e o imediatismo se torna uma grande necessidade. Um site lento ou que não tenha um bom desempenho durante a utilização, certamente receberá menos visitas e, quando receber, irá desencorajar o usuário antes mesmo do carregamento de página ser concluído.

Por isso, é muito importante contar com uma boa velocidade, que deve conter no máximo 5 segundos para carregamento, e um bom desempenho.

Como usar recursos como AMP e PWA para melhorar a experiência móvel

O AMP (Accelerated Mobile Pages) e PWA (Progressive Web Apps) são dois recursos muito utilizados para garantir uma experiência melhor ao usuário. No AMP, será utilizada uma versão mais simples do HTML, com o intuito de acelerar a velocidade de carregamento da página.

Já o PWA, irá oferecer diversos recursos para otimizar o site, possibilitando o envio de notificações push, por exemplo, assim como outros recursos. E o melhor é que ele não precisa ser instalado, pode ser acessado via web.

As consequências de não ter um site otimizado para dispositivos móveis

Se você não otimiza o seu site, saiba que poderá sofrer com consequências drásticas para o engajamento do seu site. 

Como a falta de otimização mobile pode afetar o tráfego e o SEO do seu site

A otimização mobile possibilita maiores acessos ao site, assim como uma melhor experiência, por isso, sem essa otimização, você poderá perder visitas no site, o que irá prejudicar o tráfego.

Além disso, o Google não vê a falta de otimização como algo positivo e, certamente, poderá punir o seu site. Esqueça uma boa posição nos principais mecanismos de busca sem a otimização de sites.

E uma posição ruim do Google irá prejudicar os seus resultados em SEO, o que faz com que seu trabalho acabe sendo em vão ou gerando resultados muito baixos.

O impacto na percepção da marca e na satisfação do usuário se o site não for amigável para dispositivos móveis

Hoje em dia, se o seu site não possui otimização mobile o usuário irá perceber – mesmo que ele não saiba nada sobre o assunto, ele verá lentidão, imagens grandes demais para a tela, páginas que não carregam, etc.

 

E isso impacta negativamente o usuário, podendo prejudicar a forma como eles veem a sua marca, atribuindo esses pontos negativos à falta de capacidade da empresa ou até mesmo abandono da experiência do usuário.