Cerca de 20 mil pessoas são esperadas no Web Summit Rio, um dos maiores eventos globais de tecnologia, que começa nesta segunda-feira (1º) no centro de convenções Riocentro. Temas como ciências de dados, educação, comércio eletrônico, futuro do trabalho e mudanças climáticas estarão na pauta do encontro, que acontece até o próximo dia 4.
Os ingressos para o encontro foram esgotados e a expectativa da prefeitura é de que a realização do evento deve injetar R$ 1,2 bilhão na economia da cidade nos próximos seis anos. A cidade receberá seis edições do evento, até 2028, com potencial de atrair mais de 800 mil pessoas.
Durante o período de permanência dos turistas no Rio para o evento deste ano, a projeção é de entrada de R$ 66,9 milhões, considerando a permanência média dos turistas estrangeiros, de 6 a 8 dias; de turistas nacionais, de 5,8 dias; e três dias de gastos dos moradores da cidade que participarão do evento.
Essa será a primeira vez que o evento ocorre fora da Europa, e são esperados mais de 500 investidores e 750 startups. Anteriormente, o evento costumava acontecer em Lisboa, em Portugal.
Entre os palestrantes, estarão representantes de empresas de tecnologia de diferentes setores, como Airbnb, Google, GitHub, QuintoAndar e Nubank, além de veículos de mídia, movimentos sociais e organizações do terceiro setor.