Tenho um móvel com cupim, devo descartá-lo?

Continua após a publicidade..

Se você chegou aqui, deve estar se perguntando se deve descartar o móvel que tem em casa, se ele estiver infestado por cupins. Mas, antes de tomar qualquer decisão, a primeira coisa a se perguntar é: você sabe identificar se o móvel possui cupim? Se a resposta for não, vamos apresentar alguns conselhos para descobrir e lidar com esses pequenos bichinhos, para que você possa tomar a melhor decisão possível.

O que são cupins?

Os cupins são insetos da família das térmitas, que compreende várias espécies. São insetos pequenos, com cerca de 1 cm de comprimento, mas alcançam até 5 cm de comprimento, dependendo da espécie. São mais comumente encontrados em áreas úmidas e escuras, como porões, rede de encanamento, elétrica e galpões.

Os cupins comem madeira, principalmente madeira seca ou em decomposição, e consomem muito mais do que se vê. Além disso, formam túneis na madeira, e isso os torna extremamente danosos para a estrutura de uma casa ou prédio. Por isso muitas vezes são chamados de cupins de madeira. A presença de cupins em casa ou prédio é uma grande preocupação, pois eles conseguem danificar tudo ao seu redor.

Os cupins são também conhecidos como insetos praga, pois podem rapidamente destruir móveis, estruturas, portas e janelas. Eles também podem contaminar alimentos, causando riscos à saúde humana, por isso, é importante controlar e eliminar cupins assim que for detectada sua presença.

O controle de cupins é feito com uma mistura de substâncias químicas, que devem ser aplicadas por um profissional certificado. Os cupins são muito resistentes e cada tratamento difere em cada caso. Por isso, o controle de cupins é necessário para preservar o bem-estar do ambiente e das pessoas que o habitam.

Primeiro, você precisa descobrir se o seu móvel realmente tem cupim ou não. A melhor forma de fazer isso é examinando o móvel em busca de sinais de dano que seriam causados por eles. A presença de orifícios redondos na superfície da madeira e com a presença de pequenas bolinhas na cor da madeira próximo às aberturas pode ser uma evidência da presença de cupins de madeira seca.

Continua após a publicidade..

Quando as infestações são mais antigas – há mais de 6 meses aproximadamente – é possível também observarmos as asas finas e multicoloridas.

Se você verificar esses vestígios – bolinhas no seu móvel, manchas escuras, risquinhos muito finos, pequenas ranhuras nas pontas de cada peça onde os cupins podem entrar e a presença de asinhas pode ser que você esteja lidando com alguma infestação de CUPIM DE MADEIRA SECA.

Como identificar se tem cupim

Uma forma fácil de identificar a presença de cupins é verificar os cantos e as laterais do seu móvel. Se você ver AS BOLINHAS, que são as fezes, e os buracos na superfície da madeira, isso pode ser um sinal de infestação.

Não precisa descartar o móvel com cupim

Se você concluir que o seu móvel está infestado de cupins, ele pode ser salvo através do serviço de DESCUPINIZAÇÃO, que é o controle de cupins.

Um serviço de descupinização profissional será realizado através da aplicação de um solvente ISOPARAFINADO DESODORIZADO associado às um CUPINICIDA que controle o cupim através da ingestão da madeira tratada. Existem diversos cupinicidas no mercado e cada um deles dará um período diferente de proteção à mobília.

Em 95% dos casos o tratamento da mobília apresenta um EXCELENTE custo benefício e não é necessário dispensar os móveis.

Alternativas

Se não quiser descartar seu móvel, você pode tentar uma alternativa. Primeiro, é necessário examinar o móvel para determinar o quão infestado está e onde é que os cupins estão escondidos. Depois disso, você pode realizar um tratamento de desinfestação, para remover os cupins.

Se você tem um móvel com cupim, é importante tomar medidas imediatas para tratar a infestação. Caso o móvel esteja visualmente inadequado ou sua estrutura não suportar mais peso, como prateleiras e estruturas de armários, poderá ser necessário o descarte do material. Se quiser tentar uma alternativa, certificar que a infestação seja devidamente controlada.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em procurar informações sobre isso ou em entrar em contato com profissionais qualificados. É importante que você tome a melhor decisão possível para cuidar do seu lar.