Tiroteio em comício de Trump é investigado como tentativa de assassinato pelo FBI

O ex-presidente está seguro. Um espectador foi morto, 2 ficaram gravemente feridos e o atirador foi morto.

Por Clayton Lima, Nitro News Brasil 13/07/2024 ás 23h56

Um atirador disparou vários tiros durante um comício de campanha do ex-presidente Donald Trump, desencadeando uma investigação federal sobre uma possível tentativa de assassinato. O incidente ocorreu em Butler, Pensilvânia, deixando um espectador morto e dois gravemente feridos.

O tiroteio ocorreu por volta das 18h15, com o atirador posicionado em um local elevado fora do local do comício. O Serviço Secreto agiu rapidamente para proteger Trump, que escapou ileso, embora tenha sido superficialmente ferido.

Continua após a publicidade..

Trump, em uma declaração no Truth Social, descreveu o momento em que foi atingido e expressou condolências às vítimas e suas famílias. O atirador foi neutralizado pelas autoridades no local.

Autoridades policiais e políticas rapidamente se manifestaram, com o presidente Biden condenando a violência e se comunicando com Trump, além de líderes locais em Pensilvânia. A campanha de Biden suspendeu temporariamente atividades de campanha em respeito ao incidente.

Republicanos se preparando para sua convenção nacional na próxima semana em Milwaukee se reuniram em volta de televisores no saguão de um hotel lá. Charlie Gerow, um estrategista do GOP baseado na Pensilvânia, estava no hotel e descreveu uma cena emocionante, com pessoas se benzendo e parecendo atordoadas.

O presidente Biden falou com Donald Trump na noite de sábado, disse uma autoridade da Casa Branca. Biden também conversou com o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro (D), e com o prefeito de Butler, Pensilvânia, Bob Dandoy. O presidente receberá um briefing atualizado na manhã de domingo da Segurança Interna e de autoridades policiais, disse uma autoridade da Casa Branca.

O promotor público do Condado de Butler, Richard Goldinger, disse que o atirador estava no telhado de um prédio de escritórios, que ficava fora do perímetro de segurança do evento. Ele disse que não tinha outros detalhes para compartilhar sobre a identidade do atirador.

Um executivo de uma empresa de manufatura sediada em um conjunto de prédios mais próximo do comício de Trump disse na noite de sábado que a empresa trabalhou com a polícia local previamente em questões de segurança. A polícia bloqueou o acesso público ao estacionamento da empresa, e esse espaço estava disponível para uso da polícia, disse William Bellis, diretor financeiro da AGR International.

Bellis disse que ainda não tinha ouvido das autoridades se o atirador estava no topo do prédio da AGR, mas disse que os prédios de metal bege da empresa são os mais próximos do local do comício. A AGR, uma empresa de 97 anos, fabrica equipamentos de controle de qualidade para a indústria de garrafas, disse ele.

A polícia de DC aumentou sua presença na cidade “por excesso de cautela”, disse o porta-voz Paris Lewbel em um comunicado, e não há ameaças conhecidas ao Distrito. Lewbel disse que a chefe de polícia de DC, Pamela A. Smith, foi informada pela polícia federal sobre o que aconteceu em Butler e “continua recebendo atualizações sobre a situação”.

Fonte: Nitro News Brasil com agências internacionais