Qual é a diferença entre um taxista e um motorista de aplicativo?

Hoje em dia, quando precisamos nos deslocar, escolher o meio de transporte correto pode ser uma decisão difícil. O transporte por táxi e por motorista de aplicativo oferecem um nível diferente de segurança e agilidade. Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre esses dois modos de transporte.

Segurança: 

Na hora de escolher um meio de transporte, a segurança é, sem dúvida, um fator decisivo. quando você opta por um táxi, pode ter certeza de que fará a viagem com segurança. Os motoristas de táxi precisam estar regulamentados, atender às rigorosas exigências de segurança e passar por avaliações de segurança junto a prefeitura, pagando impostos e por aí vai. 

Por outro lado, os motoristas de aplicativos não precisam passar por nenhum processo de avaliação ou treinamento. Eles simplesmente fazem um cadastro junto ao aplicativo e, se aprovado, passam a exercer as atividades imediatamente. É muito comum, os motoristas de aplicativos utilizarem carros alugados para desempenharem as suas funções, o que acaba diminuindo o vínculo com a empresa e dificultando a identificação do motorista, em caso de alguma necessidade ou emergência.

Continua após a publicidade..

As empresas de transporte por aplicativo têm se dedicado a diminuir os riscos mês a mês, mas o que se vê em grandes cidades são falsos motoristas que acabam enganando o cliente, seja através de corridas mais caras ou pior ainda, sequestrando, roubando e até dopando e estuprando jovens dentro de seus veículos. As ações não param, seja por parte da polícia e também das empresas, para tentar coibir este tipo de crime, mas eles ainda acontecem.

Agilidade: 

A disponibilidade e a agilidade são outros critérios importantes que você considera quando escolhe seu meio de transporte.

Os motoristas de táxi nem sempre estão no lugar certo na hora certa. Por outro lado, os motoristas de aplicativos são acompanhados pelo sistema de localização em tempo real, então eles estarão lá quando você precisar. Mas existe um grande problema quando se fala em motoristas de aplicativo. Eles têm a opção de cancelar uma corrida se acharem que o percurso não é interessante, seja por questões financeiras ou até mesmo de segurança. Na grande maioria das vezes, os cancelamentos estão relacionados ao valor da corrida. Isso acaba se tornando muito comum, o que dificulta o deslocamento do cliente que está com pressa para chegar ao seu destino. 

Acessibilidade e custos: 

Outro fator que você considera é a acessibilidade e custo. Tirar um táxi pode ser mais caro do que um motorista de aplicativo. Além disso, às vezes é difícil achar um táxi quando você está em uma cidade grande, enquanto os motoristas de aplicativo estão por todos os lugares. Para se tornar viável, as corridas de aplicativo são somadas umas às outras, otimizando o trajeto feito por último. Já os táxis funcionam através de um preço tabelado por bandeiras, que variam dependendo do horário e do trânsito na região.

De maneira geral, a escolha entre um táxi ou um motorista de aplicativo depende de suas necessidades e preferências. Embora a segurança seja o principal fato a considerar, você também deve levar em conta a disponibilidade, a acessibilidade e o custo do transporte, ainda mais se ele acontecer com frequência. Porém, se você está viajando e não conhece o destino, optar por um Vermelho e Branco Rádio Táxi pode ser muito mais seguro e vantajoso.

Antes de viajar, procure se inteirar de como é o transporte público na cidade de destino e, ao chegar, faça a melhor escolha de acordo com a disponibilidade. Contar com o apoio de moradores também pode ajudar e muito na hora da sua decisão. Eles podem lhe indicar o ponto de táxi mais próximo e tornar o seu trajeto mais rápido e seguro.