Veja como fica o tempo em SP e no Vale do Paraíba no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Devotos enfrentam desafios climáticos na caminhada de fé

Continua após a publicidade..

A quantidade de romeiros nas estradas do Vale do Paraíba, devotos a Nossa Senhora Aparecida, aumenta muito nesta época do ano, e o tempo pode ser um grande vilão nessa caminhada de fé.

Santuário Nacional de Aparecida — Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda

Durante todo o ano, muitos romeiros devotos a Nossa Senhora Aparecida realizam a chamada caminhada de fé, algo desafiador, principalmente quando saem de lugares muito distantes da cidade de Aparecida, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo. Muitos enfrentam dificuldades durante o percurso, e um dos pontos que mais preocupa é o tempo.

Apesar disso ocorrer o ano todo, nesta semana de feriado, a quantidade de romeiros nas estradas aumenta, acendendo o alerta para o trânsito e as condições climáticas. Infelizmente, são comuns notícias de acidentes devido à redução da visibilidade, chuva ou mesmo pelo extremo calor.

Continua após a publicidade..

A preocupação com as condições climáticas durante a caminhada

A primavera deste ano começou com eventos extremos no leste paulista, com dias extremamente quentes, causando preocupação quanto à saúde e aos baixos índices de umidade relativa do ar. Isso é especialmente crítico para pessoas mais idosas, frequentemente as que enfrentam essa jornada até Aparecida.

Nos últimos dias, a chuva ganhou força no Vale do Paraíba devido à passagem de uma frente fria, gerando volumes significativos, além de vendaval, trovoadas, descargas elétricas e queda de granizo.

Condições climáticas recentes e seus impactos na jornada

Apesar dos temporais registrados no final de semana e da chuva persistente na madrugada entre domingo (08) e esta segunda-feira (09), as instabilidades avançaram e perderam força, trazendo alívio aos que estão na estrada em direção à basílica. Mas será que essa ‘calmaria’ vai persistir ao longo da semana ou os romeiros ainda precisam ficar atentos aos alertas de tempo severo? É o que vamos conferir agora.

Alertas meteorológicos para o feriado em Aparecida

Com o afastamento da frente fria em direção ao oceano, a chuva perde força nos próximos dias, uma ótima notícia para a caminhada de fé. Contudo, pancadas isoladas ainda podem ser registradas nesta terça-feira (10) em todo o leste do estado de São Paulo, diminuindo ainda mais na quarta-feira (11) com a instalação de uma massa de ar seco, mantendo o predomínio do sol e temperaturas mais elevadas, com máxima prevista de 30°C em Aparecida.

Previsão para o feriado de Nossa Senhora Aparecida

Para o feriado na quinta-feira (12), no entanto, o tempo pode mudar completamente até o final do dia com a chegada de uma frente fria ao território paulista. O dia começa bem cedo na basílica, já as primeiras missas, e a expectativa é de uma madrugada e manhã com tempo firme, céu claro, ensolarado e com elevação das temperaturas, merecendo cuidados quanto à hidratação dos romeiros. A temperatura pode chegar aos 33°C no período da tarde, abrindo brechas para temporais quando a frente fria chegar, gerando o choque térmico.

Impactos climáticos na jornada religiosa

Entre a tarde e a noite da quinta-feira de feriado, temporais com ventos, trovoadas, raios e até eventual queda de granizo podem atingir o Vale do Paraíba. Em Aparecida, alerta para transtornos devido à quantidade de romeiros na cidade, o trânsito pode ficar comprometido, não se descartando a ocorrência de alagamentos.

Após esses temporais, a frente fria deve continuar avançando pelo Sudeste, levando as chuvas mais expressivas e fortes para Minas Gerais, ou seja, as instabilidades tendem a perder força no Vale do Paraíba a partir da sexta-feira (13). Ainda pode chover em Aparecida, mas fica a condição de céu nublado, chuva mais fraca e temperaturas amenas. A máxima prevista para o sábado na cidade é de apenas 21°C. Quem está indo para passar mais dias, precisa ficar atento ao que levar para vestir, na quinta muito calor e no final de semana vem o frio!

Impacto do clima no feriado pelo Brasil

Como é um feriado prolongado, muita gente deve aproveitar para tirar aquela folga e realizar aquela viagem esperada por tanto tempo. Não só os romeiros aproveitam essa época do ano, mas muitas famílias procuram outros destinos também, como o litoral, por exemplo. Mas será que vai dar praia? A resposta é: depende.

Previsão do tempo para o feriado em diferentes regiões do Brasil

Na quinta-feira de feriado, o tempo vai ficar instável e com chance de chuva em boa parte do país devido ao avanço da frente fria e a combinação com outras instabilidades. Volumes expressivos ainda podem ser registrados desde o norte do Rio Grande do Sul até o sul do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. Existe um grande potencial para raios e queda de granizo também desde o leste de Santa Catarina até o Triângulo Mineiro.

Previsão para o feriado prolongado em diferentes destinos

Na “sexta-feira de azar”, a frente fria vai continuar avançando e gerando chuvas fortes e volumosas entre o Sudeste e o Centro-Oeste, algo que deve persistir também no final de semana com pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria. De modo geral, as praias do Sudeste não devem apresentar um tempo muito favorável no feriado prolongado. Em Ubatuba e também no Rio de Janeiro, a condição será de chuvas e temperaturas amenas.

O feriado vai começar com calor intenso em grande parte do país, o que serve como combustível para os temporais no final da tarde também.

Previsão do tempo para as praias e destinos de feriado

A região que terá condições de praias garantidas é o Nordeste, pois vive um cenário de secas, de sol e de muito calor, algo que deve persistir nos próximos dias sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. O tempo firme vai predominar em praticamente toda a região durante o feriado prolongado. Nas praias que ficam no norte da região, não há condição alguma de chuva, e o calorão deve predominar. Nas praias que ficam no leste nordestino, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, até pode chover, mas de maneira bem isolada e sem volumes expressivos.

Comments are closed.