Janja escolheu um conjunto de seda para comparecer à posse de Lula na tarde deste domingo (1º de janeiro), em Brasília. O look é assinado por Helô Rocha em colaboração com bordadeiras de Timbaúb e tingimento natural.
O conjunto é composto por um blazer basco na altura da cintura e uma cauda leve, usado com colete e calças corset de cintura alta. Todas as peças foram confeccionadas em crepe de seda vintage tingido naturalmente com caju e ruibarbo e bordado com palha brasileira. Janja também optou pelo brinco Pitanga de Flavia Madeira. Jake Falchi estava no comando da beleza.
A primeira-dama decidiu trocar de roupa duas vezes durante a cerimônia. Além de fazer panquecas, ela escolheu a segunda vista para receber os chefes de estado no Palácio do Itamaraty. Para a ocasião, brincos Flavia Madeira em prata banhada a ouro, lápis-lazúli, ágata verde, cristal de rocha fosco, jade vermelho, citrino e topázio incolor.
Ela também vestiu uma terceira opção para participar do Festival do Futuro, onde dezenas de artistas se apresentaram em um palco construído ao lado do Congresso Nacional.
Janja e a moda nacional
Com o casamento com Lula no ano passado, a primeira-dama deu o primeiro sinal de apoio à moda brasileira ao escolher um vestido desenhado por Helô Rocha, com bordados feitos pelas mulheres de Timbaúba dos Batistas, no Seridó do Rio Grande do Sul. O estilista também foi escolhido pela aparência da pose. “Eu queria vestir algo que tivesse simbolismo para o Brasil, para estilistas, para cooperativas e para as mulheres brasileiras”, disse Janja em entrevista à Vogue.
No Fantástico, logo após a eleição, ele vestiu uma camisa branca de seda brasileira com estampas vermelhas que remetem à cor do tingimento da madeira brasileira, desenhada pelo estilista Airon Martin da Misci. A camisa esgotou após o show. “Resolvi usar porque carregava um simbolismo tanto da história de vida da estilista quanto da cultura popular, da produção da seda nacional que se usa na França e a gente nem sabe.” Janja também usou paletó e saia da grife na diplomação do presidente no dia 12 de dezembro, em Brasília.
No réveillon, Janja também usou um vestido de seda terracota da Ana de Jour, que valoriza a moda sustentável.
“01.01.2023. Um dia que vai ficar na história do Brasil será especial também por outro motivo. Orgulho e honra de vestir mais uma mulher forte e inspiradora em um momento tão especial da minha vida. @janjalula com o vestido Bela , escreveu Ana em seu perfil no Instagram.
Além de dominar o trabalho de Helô Rocha, a socióloga tem no guarda-roupa peças da paulista Neriage, da sócia Rafaella Caniello e de Laura Cerqueira Leite. Quando deu as boas-vindas ao Presidente de Portugal, em novembro, Janja vestiu uma camisa de formatura.
“A moda não é apenas um aspecto muito importante da cultura brasileira, é o motor da economia”, disse ela em entrevista exclusiva à Vogue Brasil.
“Estou aprendendo mais sobre esse assunto. Conversei com estilistas, aprendi muito. Quero levar estilistas brasileiros aonde quer que eu vá. Mostre ao mundo, abra portas de negócios e oportunidades. Se eu puder contribuir, eu o farei”, continuou.
A consultoria de moda de Janji foi feita pela amiga Alessandra Gaspar Costa, vizinha do bairro do casal petista em São Paulo e esposa do advogado Marco Aurélia de Carvalho próximo a Lula.
Dados técnicos da visão de Janja sobre a posse de Lula
– Idealizado e dirigido por Helô Rocha e Camila Pedroza @helorocha @camilapedroza
– Design (modelagem e costura): Edson Honda @hondaedson
– Tecido: Crepe de Seda (vintage – reaproveitamento)
– Coloração natural de caju e ruibarbo: Tati Polo @polo.tati
– Bordado com canudos
– Palha de Junco – Bordadeiras de Timbaúba RN – Artesãs: Patinha Dantas, Acileide, Aline, Kena e Daliane @timbaubadosbordados
– Peças em Capim Dourado: ADA, Artesã: Eliene Bispo – Dianópolis TO @capimdouradoada
– Peças em Grama Colonhão – Nova Gama GO, Artesão: João Gomes @juaodefibra
– Bordado (Finalização e Acabamento): Lucas Bispo @atelierbipo
– Logística: Cleiton Mesquita @cleiton_mesquita1
– Apoio: Rede Artesol @artesol_oficial