Ventos de até 72 km/h causam arremetidas de aviões em aeroportos de SP devido ao ciclone extratropical

Vento do ciclone extratropical deve diminuir gradualmente, afirma Centro de Gerenciamento de Emergências

Continua após a publicidade..

A forte ventania prevista para esta quinta-feira (13) em São Paulo, resultado do ciclone extratropical, resultou em arremetidas de aviões tanto no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, quanto no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, o vento tende a diminuir gradualmente à medida que o ciclone extratropical se afasta.

Arremetidas de aviões ocorrem quando é necessário interromper o pouso por questões de segurança. Essas manobras foram registradas devido às condições climáticas desfavoráveis nos aeroportos.

Continua após a publicidade..

As estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências indicam que a temperatura média à noite está em torno de 21,7°C, podendo chegar a mínimas de 9°C. Nas próximas horas, espera-se que as rajadas de vento diminuam gradativamente com o afastamento do ciclone extratropical, podendo ocorrer chuviscos durante a noite e madrugada.

A Infraero relatou que o Aeroporto de Congonhas está operando com pousos e decolagens visuais, porém, devido aos ventos fortes, ocorreram seis arremetidas.

Rajadas em Congonhas

  • 58Km/h às 3h34 no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul
  • 72,2km/h, às 12h no aeroporto de Congonhas, Zona Sul
  • 51,9 km/h às 17h no aeroporto de Congonhas, Zona Sul

A GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informou que três voos foram direcionados para outros aeroportos devido às condições meteorológicas, mas já retornaram para Guarulhos. No momento, o aeroporto opera normalmente para pousos e decolagens.

Rajadas em Guarulhos

  • 65,5Km/h às 4h00 no aeroporto de Cumbica
  • 62,6km/h, às 12h no aeroporto de Cumbica
  • 66,6km/h às 13h00 no aeroporto de Cumbica

A tendência é de que o sistema frontal se afaste, abrindo caminho para a entrada de ar frio de origem polar, conforme aponta o Centro de Gerenciamento de Emergências. Isso resultará em madrugadas geladas, com temperaturas mínimas em torno de 9°C, especialmente nos bairros mais afastados do centro expandido.

“É importante estar atento à sensação térmica, que será ainda mais baixa devido aos ventos provenientes do quadrante sul.”

Na sexta-feira (14), a madrugada terá variação de nuvens e temperaturas baixas, em torno de 9°C. Ao longo do dia, o sol aparecerá, mas a temperatura não subirá muito, com máxima prevista de 16°C e uma sensação térmica ainda mais fria.

No sábado (15), o sol predominará com céu claro. As temperaturas oscilarão entre mínima de 9°C na madrugada e máxima de 19°C à tarde. Os índices de umidade mais baixos devem ficar em torno de 50%.