Verstappen vence o GP da Áustria e amplia vantagem na liderança do mundial

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1, realizado neste domingo (4), no Red Bull Ring. Foi a 15ª vitória de Verstappen na F1, a quinta em 2021 e a terceira em sequência depois de França e Estíria.

Valtteri Bottas terminou na segunda posição, depois que seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, teve problemas no carro. Lando Norris completou o pódio na terceira posição.

Hamilton foi apenas o quarto colocado, à frente de Carlos Sainz, da Ferrari. O espanhol optou por uma estratégia diferente e foi beneficiado por uma dupla punição de Sergio Perez. O espanhol recebeu duas penalidades por não deixar espaço para Charles Leclerc durante as tentativas de ultrapassagem no monegasco. Perez terminou na sexta posição, à frente de Daniel Ricciardo.

Continua após a publicidade..

Charles Leclerc foi o oitavo, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, e Fernando Alonso, da Alpine, completam os 10 primeiros dentro da zona de pontuação.

Verstappen subiu para 182 pontos, na liderança do mundial, 32 pontos à frente de Hamilton. Perez é o terceiro colocado com 104, apenas três a mais do que Norris. Bottas é o quinto colocado com 92.

Nos construtores, a Red Bull foi a 286 pontos e abriu 44 para a segunda colocada Mercedes. A McLaren é a terceira com 141 e a Ferrari a quarta com 122.

A corrida

Verstappen largou bem e manteve a posição. O mesmo aconteceu com quase todos os pilotos. Mas Ocon ficou na curva 3. O francês foi espremido por um Haas e um Alfa Romeo e teve sua suspensão danificada.

Como resultado, o safety car entrou na pista no final da primeira volta. Russell errou na curva 4 e acabou superado por Vettel, Leclerc e Ricciardo caindo para a P12.

Na relargada, na volta 4, Perez bateu roda com Norris na disputa pela segunda posição, mas o mexicano acabou indo para a brita na curva 4 e caiu para a P10. O incidente entre Norris e Perez foi para investigação dos comissários e o piloto da McLaren foi penalizado com cinco segundos no seu tempo de corrida.

Na volta 7, Verstappen já tinha três segundos de vantagem para Norris. Hamilton andava perto do britânico da McLaren, mas não conseguiu atacar. Bottas era o quarto, Gasly o quinto e Tsunoda o sexto. Stroll ocupava a P7, seguido por Vettel, Ricciardo e Perez completando os 10 primeiros. Giovinazzi recebeu uma penalidade de cinco segundos por ultrapassar ainda com safety car.

Tsunoda fez seu pit-stop na volta 14, mas o japonês foi para investigação dos comissários por cruzar a linha branca na entrada dos boxes e o piloto da AlphaTauri recebeu cinco segundos de penalidade.

Ricciardo ultrapassou Vettel e subiu para a quinta posição. O alemão da Aston Martin seria atacado por Leclerc, mas optou por fazer sua parada na volta 18.

Na volta 20, Hamilton passou Norris e assumiu a segunda posição. Mas era tarde para tentar ir para cima de Verstappen. O holandês da Red Bull já estava quase 10 segundos à frente do pelotão.

Norris e Bottas pararam na 31, Hamilton fez seu pit-stop na volta 32 e retornou na P2. Verstappen foi para os boxes na volta seguinte, sem intercorrências, e voltou na mesma posição com vantagem de 12 segundos para o segundo colocado Hamilton.

Bottas levou a posição de Norris nos boxes e assumiu a terceira posição.

Na volta 40, Leclerc colocou por fora de Perez na mesma curva 4. O mexicano espalhou e jogou o piloto da Ferrari para a brita. Como resultado, o piloto da Red Bull tomou cinco segundos de punição.

Na volta 42, 17 segundos separavam Verstappen de Hamilton. Bottas também se aproximava de Hamilton e a diferença entre os dois era de dois segundos.

Alguns giros depois, no 48, Leclerc tentou novamente passar Perez e foi empurrado para fora na curva 6. O incidente foi para investigação dos comissários e Perez foi penalizado com mais cinco segundos.

Enquanto isso, Hamilton tinha problemas e a Mercedes pedia para Bottas segurar o ritmo e não ultrapassar o britânico. Mas com a aproximação de Norris, a Mercedes liberou o finlandês para tentar fazer a manobra.

Na volta 54, Norris mergulhou por dentro de Hamilton na curva 6 e fez a ultrapassagem, retornando ao pódio.

A Mercedes chamou Hamilton para os boxes e colocou novos compostos duros no W12 do britânico.

Nos estágios finais da corrida, Alonso pressionava Russell pela última posição dentro da zona de pontuação.

Lá na frente, Verstappen foi aos boxes e colocou pneus novos. O holandês marcou a melhor volta da corrida e garantiu o ponto pela volta mais rápida.

Sainz usou o DRS para ultrapassar seu companheiro de equipe, Leclerc, na curva 3.

Na volta 68, Alonso passou Russell na curva 4 e tirou o britânico da zona de pontuação.

Verstappen recebeu a bandeira quadriculada 17 segundos à frente de Bottas, enquanto Norris completou o pódio na terceira posição.

Ainda deu tempo de Raikkonen e Vettel se enroscarem na saída da curva 4. O finlandês errou e Vettel colocou por dentro, mas Raikkonen ignorou a presença do alemão e os dois acabaram se tocando e abandonando a corrida.

Confira o resultado do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1:

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Valtteri Bottas (Mercedes)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
6) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
7) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
8) Charles Leclerc (Ferrari)
9) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
10) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
11) George Russell (Williams/Mercedes)
12) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
16) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
18) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
19) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
OUT) Esteban Ocon (Alpine/Renault)

Fonte: F1 Mania