Helicóptero da brigada militar do Rio Grande do Sul tentava fazer o resgate de duas pessoas e um cachorro que estavam em cima de uma casa no meio do Rio. A aeronave não conseguiu fazer o resgate pois a estrutura da casa acabou desabando antes que os homens da brigada militar conseguisse fazer o resgate das duas pessoas e o cachorro.
Veja abaixo vídeo do momento em que a casa é levada pela correnteza:
Misericórdia Senhor ???????????????? https://t.co/Sx06Y1TiZ0
— Jurema Correa (@JuremaCorrea7) May 2, 2024
Chuvas intensas no RS deixam rastro de destruição e contabilizam mortes e desabrigados
O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de chuvas intensas que cai na região sul do pais. Até o momento foram registrado 24 mortes provocadas pelas fortes chuvas e com o saldo de 14,20 mil pessoas desabrigadas. Uma barragem que fica na região de Cotiporã municipio de Bento Gonçalves rompeu parcialmente nesta quinta-feira (02/05). O número de mortes e desabrigados ainda é incalculável pela defesa civil. existem regiões de dificil acesso e tanto a defesa civil como os bombeiros e a brigada militar não consegue acessa essas regiões.
Situação de emergência: mortes e desaparecimentos se multiplicam
Defesa Civil registra 13 mortes, e Corpo de Bombeiros e Brigada Militar (BM) confirmam outros 11 óbitos. Subiu para 24 o número de vítimas em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29). A Defesa Civil registra 13 mortes, e Corpo de Bombeiros e Brigada Militar (BM) confirmam outros 11 óbitos. Vinte e uma pessoas seguem desaparecidas. Ao todo, 147 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.
Desalojados e previsão de continuidade do mau tempo
Conforme o boletim, 67,8 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos do mau tempo. São 14,5 mil moradores fora de casa. São 4.599 em abrigos e 9.993 desalojados (na casa de familiares ou amigos). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho sobre parte do RS até às 15h desta quinta. A previsão do tempo indica chuvas fortes, com queda de granizo, ventos intensos e descargas elétricas.
Visita do presidente Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou ao Rio Grande do Sul nesta quinta. Lula e a comitiva do governo federal desembarcaram na base aérea de Santa Maria por volta de 10h40. Lula está reunido com o governador, o prefeito de Santa Maria e outras lideranças locais. O sobrevoo às áreas atingidas foi cancelado devido às condições climáticas.
‘Maior desastre do estado’
O governador do Rio Grande do Sul disse, na quarta-feira (1º), que o temporal “será o maior desastre do estado”. Eduardo Leite (PSDB) comparou a situação com as tragédias de 2023, que mataram dezenas de pessoas, e admitiu a dificuldade de resgatar todas as pessoas afetadas. “Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O estado tem tido dificuldades para acessar as localidades”, disse Leite. Também na quarta-feira, o RS decretou estado de calamidade pública pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.