VÍDEO: Ibama devolve capivara Filó para Agenor Tupinambá após confronto em centro de triagem; entenda

Influenciador digital Agenor Tupinambá recebe a guarda provisória da capivara Filó, que foi levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, pelo Ibama. Confusão e confronto marcam a entrega do animal.

  1. Agenor Tupinambá recebe a guarda provisória da capivara Filó
  2. Decisão judicial permite a devolução do animal ao estudante de agronomia
  3. Entrega da capivara foi acompanhada por um grande número de pessoas
  4. Deputada Joana Darc usa da força para entrar no Cetas do Ibama
  5. Confronto entre equipe da deputada e seguranças do Ibama
  6. Influenciador é notificado pelo Ibama por exploração indevida de animais silvestres
  7. Capivara Filó é levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)
  8. Determinação da Justiça não libera a volta de Filó para a casa de Agenor

O influenciador digital Agenor Tupinambá recebeu, de forma provisória, a guarda da capivara Filó, após uma decisão judicial determinar que o Ibama devolvesse o animal ao estudante de agronomia. A entrega do animal ocorreu no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, neste domingo (30). A entrega da capivara foi acompanhada por um grande número de pessoas na frente do Cetas e transmitida no Instagram.

VEJA MOMENTO DE REENCONTRO DE FILÓ E AGENOR:

No entanto, para que a capivara Filó pudesse ser devolvida ao influenciador, houve uma grande confusão. A deputada Estadual Joana Darc, que acompanhava Agenor, usou da força para entrar no Cetas. Houve confronto entre membros da equipe da deputada e seguranças particulares do Ibama.

Continua após a publicidade..

ASSISTA MOMENTO DA ENTRADA DA DEPUTADA ESTADUAL NO CETAS:

O conflito em torno da capivara começou quando o influenciador foi notificado pelo Ibama por “exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais”, com base na Lei de Crimes Ambientais. Na quinta-feira (27), Agenor levou a capivara para o Cetas em Manaus, onde ela permaneceu até a decisão judicial neste domingo.

Legenda: Agenor participou da entrega da capivara ao Ibama
Foto: Reprodução/Instagram

A determinação da Justiça não liberava de fato a volta de Filó para a casa do influenciador, apenas uma vistoria no local em que ela está no Ibama. No entanto, na madrugada deste domingo, a deputada Joana Darc divulgou que a Justiça Federal concedeu a guarda provisória do animal ao influenciador, assinada pelo juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante.

Embora o animal tenha sido devolvido de forma provisória, o conflito em torno da capivara Filó continua, uma vez que a ação judicial ainda está em andamento.