Jair Bolsonaro disse que viu garotas venezuelanas na rua que ‘pintou um clima’ e que ele foi conversar com elas. Nesse mesmo dia o candidato Bolsonaro disse que acompanhou as meninas e que fez uma live ao vivo falando sobre a situação delas.
Uma gravação do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Flow Podcast, anterior ao episódio da última sexta-feira (14) no qual falou sobre um suposto ponto de prostituição infantil no DF e de ter “pintado um clima” entre ele e meninas de 14 e 15 anos, deixou inequívoco qual é o real sentido empregado pelo mandatário de extrema direita quando utiliza esse termo, embora falasse de um outro assunto. Correligionários de primeira hora correram pra dizer que o líder radical falava de “pintar um clima” de entrar para conhecer a casa das meninas.
“Dá uma apimentada aí, pô… Tá ficando ‘papai e mamãe’… Daqui a pouco vai pintar um clima aí, pô… E se pintar um clima, eu sou o marido, hein… Vamos deixar bem claro”, diz o presidente, confirmando que a expressão usada por ele no caso das supostas adolescentes prostituídas tem realmente o sentido interpretado por todos e clara conotação de envolvimento sexual.
Uma das venezuelanas visitadas pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal, em 2021, rechaçou a fala do presidente sobre ter encontrado adolescentes vindas da Venezuela “arrumadas para ganhar a vida”, insinuando prostituição infantil.
A declaração do presidente foi dada a um podcast na sexta-feira (14), quando também se referiu ao encontro dizendo que “pintou um clima”. Segundo a mulher, no dia em que Bolsonaro fez a visita, estava acontecendo uma ação social para refugiados no local.
Esse dia foi uma ação que acontecia na casa. Uma brasileira que fazia curso de estética vinha até aqui para fazer a prática do que estava aprendendo, de corte de cabelo, design de sobrancelha. Então, nós reuníamos um grupo de mulheres e era isso o que acontecia naquele diaMulher venezuelana que estava durante visita de Bolsonaro em São Sebastião.
Ainda de acordo com a mulher, havia adolescentes na casa naquele dia, entre elas, sua filha e sua sobrinha.
O encontro de Bolsonaro com venezuelanas em São Sebastião foi transmitido, na época, por redes sociais. Nas imagens, é possível ver que Bolsonaro conversa com as mulheres, algumas com máscara de proteção contra a covid-19 e algumas de rosto descoberto.
Omissão de Bolsonaro em caso de suposta prostituição
Na ocasião, o presidente falou contra o isolamento social para combater a pandemia e conversou com sobre as dificuldades na Venezuela. Se Bolsonaro suspeitou de prostituição infantil no local, não fez qualquer menção a isso durante a visita, nem sequer se mostrou desconfortável com qualquer situação.
Veja o vídeo:
Importante ver como Jair Bolsonaro usa a expressão “pintou o clima” com conotação sexual sempre, ao contrário do que os passadores de pano tem dito.pic.twitter.com/hSaUBqx3fg
— William De Lucca (@delucca) October 16, 2022
Fonte: Fórum e Uol