Saiba onde assistir Vingadores Ultimato o último filme que encerra a saga do Filme Vingadores Guerra Infinita. Onde assistir o último filme da saga dos Vingadores apresentado na Tela Quente
Vingadores Ultimato é o filme que fecha a Fase 3 do MCU concluindo uma era inesquecível dos heróis no cinema. Afinal, foi à partir dos onde primeiros anos da franquia que o gênero de filmes baseados em quadrinhos concretizou a sua relevância junto ao público. Prova disso, é o sucesso do Marvel Studios nas bilheterias. Algo que foi coroado com a principal conquista do quarto longa dos Vingadores: no caso, de maior sucesso financeiro da história do cinema, com 2,8 bilhões de dólares até março de 2021. Isso porque, o retorno das exibições de Avatar na China permitiu ao longa dirigido por James Cameron retomar a liderança.
Pois bem, nesse contexto é natural que o quarto longa da equipe formada pelos Heróis Mais Poderosos da Terra ganhe em importância. Ainda mais, devido à resolução dos eventos épicos apresentados em Vingadores Guerra Infinita. E também, por que foi em Vingadores 4 que a história de personagens icônicos do cinema, como Homem de Ferro e Capitão América foi concluída.
Onde assistir Vingadores Ultimato legendado ou dublado?
Com duração de 3h01min, Vingadores Ultimato – cujo lançamento nas salas de cinema ocorreu em 25 de abril de 2019 – já pode ser adquirido em Blu-ray/DVD, ou, via plataformas digitais como Apple TV, Google Play, Telecine entre outras. Vale lembrar que até a metade de 2020 Vingadores Ultimato estava disponível no Amazon Prime Vídeo. Contudo, com a chegada do Disney Plus no Brasil em novembro de 2020 o quarto longa da equipe passou a ser disponibilizado sem restrições na plataforma oficial da dona do Marvel Studios.
Clique aqui para assistir Vingadores Ultimato no Disney Plus
E não é só o filme dirigido por Anthony e Joe Russo que pode ser assistido Disney+. Mas também, todas as produções da franquia, animações, produções da Fox (X-Men e Quarteto Fantástico) e minisséries inéditas do Marvel Studios. No caso, Wandavision, Falcão e Soldado Invernal, Loki, Gavião Arqueiro, Ms. Marvel, Invasão Secreta entre outras.
Vingadores 4 e seus mistérios
Com isso, e, diante do frisson envolvendo Guerra Infinita, o Marvel Studios segurou ao máximo o anúncio do título de Vingadores 4.
De tal forma que, antes da confirmação do subtítulo “Ultimato”, os seguintes títulos foram especulados: ‘Avengers: Infinity Gauntlet’ (‘Vingadores: Manopla do Infinito’), ‘Avengers: Infinity Crusade’ (‘Vingadores: Desafio Infinito’), ‘Avengers Assemble’ (‘Vingadores Unidos’), ‘Avengers Forever’ (‘Vingadores Eternamente’) e Avengers: Annihilation’ (‘Vingadores: Aniquilação’).
Sinopse, trailers e pôsteres do filme
Paralelamente à isso, houve a angustiante espera pelo 1º trailer de Vingadores Ultimato. Liberado no dia 7 de dezembro de 2018, o vídeo trouxe um presente especial para os fãs do MCU: justamente o anúncio do título final do filme, Vingadores Ultimato!
Entre fevereiro e março, foram divulgados novos vídeos, pôsteres, imagens oficiais e a sinopse definitiva de Vingadores Ultimato. Confira:
Comercial Super Bowl
Imagem promocional com os 6 membros originais
Nesse intervalo de tempo, foi lançada também a sinopse definitiva da trama do filme:
Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores têm de lidar com a perda de amigos e entes queridos. Com Tony Stark vagando perdido no espaço sem água e comida, Steve Rogers e Natasha Romanov lideram a resistência contra o titã louco.
Qual é o elenco de Vingadores Ultimato?
Antes de prosseguir, vamos lembrar qual era o elenco 100% confirmado de Vingadores 4. Confira:
- Brie Larson (Carol Danvers/Capitã Marvel)
- Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra)
- Josh Brolin (Thanos)
- Karen Gillan (Nebulosa)
- Chris Hemsworth (Thor)
- Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América)
- Evangeline Lilly (Hope van Dyne/Vespa)
- Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro)
- Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro)
- Paul Rudd (Scott Lang/Homem-Formiga)
- Jon Favreau (Happy Hogan)
- Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk)
- Gwyneth Paltrow (Pepper Potts)
- Ty Simpkins (Harley Keener)
- Don Cheadle (James Rhodes/Máquina de Combate)
- Tom Hiddleston (Loki)
- Bradley Cooper/Sean Gunn (Rocket Raccoon)
- Tessa Thompson (Valquíria)
- Danai Gurira (Okoye)
- Emma Fuhrmann (Cassie Lang)
Isso antes do filme, é claro. Pois vale lembrar que somos presenteados com a união de todos os heróis do Universo Cinematográfico Marvel para a batalha final contra Thanos e seu exército.
Quais os heróis de Vingadores Ultimato?
Então, vale registrar também quais foram os heróis que sobreviveram ao “snap” de Thanos. Além disso, pontuar quais outros personagens somam-se à equipe antes da GIGANTESCA batalha final. Veja a lista:
- Homem de Ferro
- Capitão América
- Thor
- Hulk
- Viúva Negra
- Gavião Arqueiro
- Homem -Formiga
- Capitã Marvel
- Nebulosa
- Rocket Raccoon
- Máquina de Combate
Além deles, vale lembrar também de Okoye e Valquíria. No caso dessa última, a verdadeira líder de Asgard, agora na Terra, enquanto o Thor “Lebowski” desdém do trono.
Quanto aos heróis que estão na metade do Universo cujo as vidas foram dizimadas pelo Titã Louco – com a sua Manopla do Infinito completa na Guerra Infinita – vamos recordar! Dessa forma, segue a lista: Homem-Aranha, Doutor Estranho, Pantera Negra, Bucky, Falcão, Feiticeira Escarlate, Senhor das Estrelas, Groot, Mantis, Drax, Nick Fury, Maria Hill, Hank Pym (Homem-Formiga original), Janet Van Dyne (Vespa original) e Hope Van Dyne (Vespa).
Qual é a trama de Vingadores Ultimato?
Então, rumores confirmados ou não à parte, vamos à seleção dos principais eventos e revelações do filme! Confira:
Toda a família de Clint Barton virá poeira com o estalar de dedos. Durante a cena, o herói brinca ao chamar a sua filha de “Gaviã Arqueira”. Após esse início, vemos Tony Stark e Nebulosa estão na Benatar, à deriva no Espaço. Quem salva os dois trazendo a nave para a Terra é a Capitã Marvel. Então, os heróis remanescentes (com exceção de Tony Stark, pois ele está muito debilitado) atacam Thanos no “Jardim”. No final do encontro o vilão é morto por Thor que decepa a sua cabeça com o Rompe-Tormentas.
Um salto no tempo e o papel do Homem-Formiga
A história tem um salto temporal de 5 anos e mostra Scott Lang saindo do Reino Quântico graças a um rato (!) – e procurando os Vingadores para falar sobre as viagens no tempo. No QG da equipe é revelado que a Viúva Negra comanda um grupo de heróis (Nebulosa, Rocket, Capitã Marvel, Okoye e Máquina de Combate) que patrulha ameaças ao redor do planeta – e fora dele. Depois disso, Scott Lang revela para Natasha e Steve Rogers o potencial uso do Reino Quântico para viajar para o passado;
O trio procura Tony para ajudá-los neste plano. Porém, o bilionário leva uma vida pacata em uma casa à beira do lago, ao lado de Pepper, e sua filha Morgan. Ele nega o convite. Diante da recusa, o trio procura Bruce Banner, ou melhor, o Professor Hulk: um híbrido da mente do cientista com a força do verdão. O Gigante Esmeralda aceita ajudá-los, e vários testes com Lang indo e voltando no tempo são executados;
O plano da equipe é revelado
Nesse meio tempo, Stark muda de ideia. Ele vai para o QG dos Vingadores e, além de avisar que está disposto a ajudá-los, o bilionário devolve o escudo para o Capitão América pedindo que todo o time trabalhe junto nessa missão. Enquanto isso, Rocket e Hulk vão convencer Thor a voltar para os Vingadores. O Deus do Trovão, assim como os asgardianos sobreviventes e a Valquíria estão morando na “Nova Asgard”, localizada na Noruega. Todavia, eles descobrem que o filho de Odin está gordo, desleixado e passa os seus dias bebendo cerveja e jogando games online com Miek e Korg.
Enquanto isso, a Viúva Negra sai a procura do Gavião Arqueiro. Ou melhor, do Ronin: um mercenário que está eliminando à sangue frio vários criminosos mundo afora.
Sobre o plano principal dos heróis, em suma o mesmo consiste em retornar para momentos específicos do passado a fim de coletar as 6 Joias do Infinito. Com isso, eles pretendem criar uma segunda manopla para reverter as mortes provocadas pelo snap de Thanos na Guerra Infinita;
Vingadores 4 é uma homenagem aos 11 anos de MCU
Então, a equipe se divide em grupos menores para viajar para 3 pontos distintos do passado. As formações são as seguintes: Tony/Capitão/Homem-Formiga e Hulk para a Nova Iorque de 2012 (Joias da Mente, espaço e Tempo), Thor/Rocket para a Asgard de 2013 (Realidade) e Nebulosa/Rhodes/Ronin/Viúva Negra para Morag de 2014 (Poder). No caso desta equipe, Clint e Natasha usam a Benatar para ir até Vormir, a fim de coletar a Joia da Alma. Durante a missão, infelizmente a Viúva Negra se sacrifica para que o Gavião colete a pedra.
Em Asgard, Thor conversa com Frigga, sua mãe, e recupera o Mjolnir. Nesse meio tempo, o Thanos do passado descobre o plano dos Vingadores a partir de conexões mentais das duas Nebulosas que coexistem naquele ponto do tempo. Já em meio a batalha de Nova Iorque, Loki consegue fugir com o Tesseract daquela época. Antes disso, o Capitão América luta contra a sua versão de 2012.
Diante da fuga de Loki com a Joia do Espaço, Steve e Tony são obrigados a voltarem para 1970 a fim de coletarem a pedra que, na época, estava sob tutela da SHIELD. O Capitão vê Peggy Carter, e Tony conversa com o seu pai, Howard Stark (que não sabe que está falando com o seu filho).
O Último ato do filme
Então, todos voltam para o presente. E após o luto pela perda da Viúva Negra, os heróis executam a parte final do plano: a construção de uma nova manopla para reverter a dizimação. Porém, o poder das joias combinadas é demasiado para um humano comum. Logo, cabe ao Hulk estalar os dedos. Ele o faz e todas as mortes provocadas pelo snap de Thanos são desfeitas.
Ao mesmo tempo, revela-se que a Nebulosa que voltou do passado é, na verdade, a sua versão de 2014. Ou seja, fiel ao seu pai. Com isso, ela usa o portal e a tecnologia Pym para trazer a nave de Thanos (em versão microscópica) para o presente. Ao chegar, o Titã Louco usa seu armamento pesado para destruir completamente o QG dos Vingadores.
Capitão América, Homem de Ferro e Thor enfrentam o vilão. Em meio a luta, Steve Rogers consegue erguer o Mjolnir. Então, Thanos convoca a Ordem Negra, Chitauris e Outriders para o campo de batalha. Diante de TODOS ELES está apenas o Capitão América, com o seu escudo em pedaços, mas ainda em pé.
A épica batalha final de Vingadores Ultimato
Nesse momento, vários portais do Dr. Estranho e seus magos são abertos. Cada um deles transportando diferentes heróis e exércitos aliados do MCU. Todos estão lá. Inclusive, exércitos de Wakanda, guerreiros asgardianos comandados por Valquíria, Pepper Potts como Resgate, entre outros.
Então, com o escudo e o Mjolnir em mãos, o Capitão América fala – pela primeira vez no MCU – o famoso “Vingadores, Avante”.
A Capitã Marvel entra no meio da batalha para destruir todas as naves de Thanos. E também, para dar uma rápida surra nele. Há um momento na batalha de Vingadores 4 que mostra todas as heroínas do MCU reunidas. Apesar dos esforços, em meio ao confronto Thanos consegue pegar a manopla feita pelos heróis.
O Dr. Estranho faz o sinal de “um” para Tony. No caso, indicando a única possibilidade – de 14.000.605 – na qual os heróis vencem. Quando o vilão tenta estalar os dedos novamente, a manopla está vazia. Isso porquê, o Homem de Ferro aproveitou a desatenção de Thanos para recuperar as joias.
Antes disso o vilão afirmara “eu sou inevitável”. E então, Tony responde já em posse das joias: “Eu sou o Homem de Ferro” enquanto estala os dedos e, infelizmente, morre. Com o ato, todos os inimigos, incluindo o Titã Louco, viram poeira.
“Parte da jornada é o fim”
Então, há o funeral do bilionário com a presença de vários personagens do MCU. Depois disso, Thor passa o comando da Nova Asgard para Valquíria e se junta aos Guardiões da Galáxia ( ou melhor, “Asgardianos da Galáxia” segundo ele). Já o Capitão América volta para o passado a fim de devolver as Joias do Infinito para as suas linhas do tempo. Todavia, ele opta por não retornar.
Segundos depois, uma versão idosa do Steve Rogers aparece sentada na beira de um lago. Sam Wilson vai falar com ele e, nesse momento, o líder dos Vingadores entrega o escudo para o Falcão, ou melhor, para o novo Capitão América do MCU.
Por fim, a última cena do filme mostra a tão aguardada dança de Rogers e Peggy Carter nos anos 40.
Qual será o próximo filme dos Vingadores?
Já foi confirmado pelo próprio CEO da Disney que teremos um Vingadores 5. Porém, não há nenhuma informação oficial que indique a data de estreia. Contudo, o mais provável é que o lançamento não ocorra antes de 2023.
Crítica Vingadores Ultimato: Sem pudor, com spoilers – e alguns palavrões
Apenas catártico. Brother, o que este filme provoca em nós fãs da Marvel é um mistura de sentimentos totalmente surreal. Digo isto, pois sinto-me atropelado por um caminhão. E, passadas quase 24 horas do término da sessão, tenho que confessar: não tenho a menor condição de escrever uma crítica razoável para esse puta filme chamado Vingadores Ultimato.
Se bem que, usar a palavra “filme” neste caso é um eufemismo diante da experiência transcendente que Avengers Endgame proporciona.
Vingadores Ultimato, o ápice do MCU
Na conclusão da Saga do Infinito – narrativa que permeia os 11 primeiros anos do Universo Cinematográfico Marvel – o que é exibido na tela foge dos padrões habituais. Sobretudo, a partir do objetivo do estúdio de presentear os fãs da franquia com tudo o que eles sempre quiseram.
Ao mesmo tempo que, surpreende, de maneira apoteótica – e escrachada em alguns momentos. Sabe todas as teorias e supostos roteiros vazados que você leu antes? Então, eles estão no filme. Lembra de todas as piadas, estigmas e referências memetizadas que brotaram na web durante todos esses anos? Idem.
Além disso, parou para ler, ou mesmo, se informar sobre sagas icônicas ou recentes do Universo Marvel dos quadrinhos? Cara, PQP, Ultimato também tem isso.
Chega a ser ridícula de tão óbvia – e emocionante de tão empática – a maneira como os diretores Anthony e Joe Russo, e os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely, desnudam-se de todo e qualquer preconceito silenciosamente imposto pela indústria cinematográfica para entregar aos fãs da Marvel exatamente o que eles querem… elevado à enésima potência em Vingadores 4.
É óbvio, não podemos deixar de mencionar mais um nome: Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios. Ou melhor, saldar o genial arquiteto desse mega universo compartilhado. Cara, tu é foda. Te amamos! E digo, sem medo de ser irracional… Feige é o substituto do insubstituível Stan Lee.
Simplesmente, porque esse cara é o responsável por dar sequência ao melhor do legado de Lee. Não mais nos quadrinhos, mas sim, no cinema.
Nada mais que uma prova de amor aos fãs
E como eu escrevi acima, Vingadores Ultimato não tem pudor, é visceral na medida em que coloca-se como alguém totalmente apaixonado que quer conquistar, a qualquer custo, o que ama. E nesse caso, o objeto desejado somos justamente nós, fãs.
Flores, serenatas e loucuras de amor são substituídas. Ou melhor, ilustradas na imagem do Capitão América erguendo o Mjolnir, da Capitã Marvel com cabelos curtos e o lenço clássico na cintura, do Thor viking ao extremo, de uma nova manopla do infinito, de uma batalha completamente apoteótica e insuperável envolvendo todos os heróis do MCU etc etc etc…
Porra do caralho…
Quero voltar agora para a sala de cinema e experimentar, repetidamente, as mesmas sensações. Choro, gargalhadas, nervosismo, catarse…
A ficha não caiu. E não quero dizer adeus aos brilhantes Chris Evans, Robert Downey Jr. e Scarlet Johansson (não poderia deixar de evidenciar o nome desses três).
Agradecimento eterno
Obrigado, obrigado, obrigado. Muito obrigado à todo o elenco, equipe de produção, Disney, estagiários, imprensa e até os filhos da puta que deixaram vazar vídeos do Ultimato.
Mas, sobretudo, obrigado Feige, Russos, Markus, McFeely, Alonso, D’Esposito, ao eterno Stan Lee e demais produtores. Vocês são nerds, de verdade. PQP. Acompanhar esses heróis e histórias, desde a minha infância, me tornaram uma pessoa melhor. Nascido em 1984, senti na pele um significado para a palavra “nerd” muito diferente do que se aplica nos tempos atuais. A cultura pop é outra. O adjetivo “nerd” deixou de ser pejorativo.
Todavia, acompanhar com os olhos lacrimejados a última edição desta saga, com o mesmo sentimento do menino que ficava esperando o mês seguinte para ler a continuação do seu gibi favorito, não tem preço. Novos arcos virão, eu sei, mas a lembrança é eterna.
E esta contundente e imediata nostalgia, por mais bela que seja, machuca e deixa um gosto bastante amargo na garganta.
Contudo, estou de abraços – e coração – abertos para viver tudo isso de novo. Com as velhas, novas e futuras gerações que estão por vir.
De novo um muito obrigado, e… AVANTE, VINGADORES!