O Campeonato Sul-Americano de vôlei masculino, que ocorreria a partir deste sábado (16) em Belo Horizonte, foi cancelado na última segunda-feira (11). O evento ocorreria na sede do Minas Tênis Clube que anunciou apenas hoje (14), em nota oficial, que solicitou o adiamento do torneio devido a três casos positivos de covid-19, registrados na primeira semana de outubro. No entanto, a Confederação Sul-Americana (CSV) já decidira pelo cancelamento há três dias.
Comunicado – Sul-Americano de Vôlei
O Minas Tênis Clube entrou com pedido de adiamento do Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino, com disputa prevista entre os dias 16 e 20 de outubro, em Belo Horizonte, em função dos casos de Covid-19 na equipe do Fiat/Gerdau/Minas. pic.twitter.com/rKe6WNn6He
— Minas Tênis Clube (de ????) (@MinasTenisClube) October 14, 2021
De acordo com o clube, o ponteiro Henrique Honorato, o oposto Michael Sánchez e o central Juninho foram diagnosticados com covid-19 nos primeiros dias deste mês. Os atletas permanecem em isolamento social e passam bem.
O Sul-Americano, que já havia sido adiado de abril para este mês, assegura duas vagas para o Mundial de Clubes no fim do ano. Com o cancelamento, a CSV buscará definir junto à Federação Internacional de Vôlei (FIVB) um novo sistema de classificação de equipes do continente para o Mundial.
Sul-Americano Feminino
A competição feminina segue programada para o período de 21 a 25 de outubro, na sede do Brasília Vôlei, no Distrito Federal. Além da equipe anfitriã, o torneio reunirá a atual campeã Itambé Minas, a vice Dentil Praia, o Club Olímpia (Uruguai) e o San Martin (Bolívia). Os dois primeiros colocados garantem presença no Mundial de Clubes 2021, em dezembro, na Turquia.