William Almeida, dono das Óticas R@iz, explica a importância de um produto oficial

Continua após a publicidade..

A expressão “O barato sai caro” pode representar muito bem quando uma pessoa resolve escolher um óculos de sol falsificado. Mesmo com a oscilação de temperatura do outono, muitos escolhem ir à praia e aproveitar os poucos dias de calor que essa estação pode proporcionar. E na hora de montar todos os itens de praia, os óculos acabam sendo fundamentais, principalmente na proteção dos olhos contra os raios UV.

Contudo, na hora de comprar um bom óculos de sol, o dito popular do início do texto pode se enquadrar. Por conta do valor abaixo dos produtos oferecidos em feiras e lugares não autorizados, o consumidor pode ter a falsa sensação de que está economizando. Entretanto, a verdade é que a aquisição de um item falso que tem a função de proteger uma área tão sensível do corpo pode trazer efeitos reversos.

“Os óculos de sol falsificados não possuem capacidade de barrar raios ultravioletas (UV). Logo, eles perdem sua função mais importante para os usuários. Quando colocamos um filtro escuro na frente do olho, estamos inibindo esse mecanismo. Ele mantém a pupila mais aberta do que o adequado para aquele ambiente, deixando o olho desprotegido. Assim, a luz entra em quantidade maior, ocasionando vários problemas na visão”, explica William Almeida, dono das Óticas R@iz, que é uma das mais famosas do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade..

Ainda de acordo com William, o uso de óculos de sol falsificados também tira a total proteção natural dos olhos contra o excesso de luz. Entre as doenças mais comum, podem ocorrer sérios danos como queimadura de retina e as alterações crônicas (por exposição contínua), como o pterígio (crescimento de tecido conjuntival sobre a córnea), os tumores de pálpebra e de conjuntiva, o amadurecimento precoce de um dos tipos de catarata e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

“Quando colocamos um filtro escuro na frente do olho, estamos inibindo esse mecanismo. Ele mantém a pupila mais aberta do que o adequado para aquele ambiente, deixando o olho desprotegido. Assim, a luz entra em quantidade maior, ocasionando vários problemas na visão. Em um ambiente muito claro, com bastante sol, é melhor não usar nenhum óculos do que uma peça falsificada sem proteção para os raios ultravioletas (UV)”, explica.

Como uma pessoa pode saber se o óculos é verdadeiro ou falso?

“Quando se trata de um produto original, de início, pode-se identificá-lo pelo seu acabamento. Verifique se a armação não tem rebarbas e que as pinturas sobre a sua superfície estão intactas, sem manchas ou falhas — ela também deve estar sem irregularidades. Exija sempre sua nota fiscal”.

Quais são os principais benefícios de comprar um óculos verdadeiro?

“No caso dos óculos de sol, apenas os modelos verdadeiros garantem o real bloqueio dos raios UV, impedindo que a pupila receba-os diretamente, o que, a longo prazo, pode prejudicar os seus olhos. Já no caso das armações com grau, os produtos originais garantem que a lente é adequada à correção que a sua visão precisa”.